Princípios do Sistema de pastoreio Voisin garante rentabilidade ao pequeno produtor

sexta-feira, 30 de março de 2012

O pastoreio Voisin, como comentado na ultima edição, é um dos sistemas de pastoreio que garante maior rentabilidade ao pequeno produtor.  Além do equilíbrio nutricional ao solo, animal, esse sistema garante um rebrote vigoroso ao pasto, pois tem influência direta na capacidade de fotossíntese e da taxa raiz da planta. É muito útil no controle de parasitas dos animais.

Os principais fatores que interferem em uma alta produção de leite são a genética do animal, a sua alimentação, infra-estrutura da propriedade (galpão, bretes, confinamentos, berçários, etc.) o sistema de ordenha e o desconhecimento do produtor, pois as vezes não possuem incentivos técnicos dos órgãos competentes do município. A deficiência alimentar constitui o principal problema na produção, causa principal do processo produtivo.
O PRV ou Pastoreio Racional Voisin, combina o solo, a planta e o animal, pontuando o interesse de cada um deles. O bovino é seletivo, se alimenta das brotações novas do capim, precisando do pasto para produzir, já o pasto ou capim precisa ser cortado para se manter vivo. Também precisa de um solo com uma boa fertilidade, deve ter uma boa quantidade de raiz e área verde ou vegetal para ter um bom rebrote. Já o solo deve estar em equilíbrio de nutrientes, não pode estar compactado, devendo haver organismos como minhocas, alguns tipos de formigas, mariposas, etc. Tudo isto para manter uma boa relação biológica e diminuir os gastos do produtor devido a doenças e parasitas.
No pastoreio existem 4 tipos e leis, que para ser considerado um sistema Voisin devem ser postas em práticas. A primeira lei é a do repouso, permitindo ao pasto armazenar grande quantidade de energia nas raizes e na área verde para ter uma labareda de crescimento ou rebrote. A segunda lei é a de Ocupação, tempo necessário que o animal deve permanecer nos piquetes não tendo o animal cortado ou comido duas vezes a mesma planta. O terceiro é a lei do rendimento máximo ou lei dos animais, é fazer uma seleção para ver quais são os bovinos que tenham mais exigência nutricional do pasto, colocando as vacas em lactação primeiro para cortar o capim e depois as vacas mais secas e as novilhas principalmente, isto para formar um esquema de desnate e repasse, pois como as vacas lactantes estão em produção vão primeiro e depois as novilhas. Lembrando que, quando a primeira se alimenta deixa uma grande quantia de bactérias do rúmen na grama e em seguida quando as novilhas vão comer, acabam ingerindo essas bactérias aumentando consequentemente e beneficamente sua flora rúminal. A quarta e última lei é a de rendimento regular, que a vaca não deve ficar mais de 3 dias no mesmo piquete pois a partir disto o capim e o animal começam a perder produção.
Só que para pequenos produtores devemos relevar alguns princípios, pois nem toda área tem condições de fazer vários piquetes e manter um grupo ou mesmo dois grupos de animais em menos de tres dias por área de pasto. Ou conseguir equilibrar as condições entre animal, pasto e solo sem ter nem um proto advindo de fora.


Por Cleyton Spies

0 comentários:

Postar um comentário

 
Missal em Foco © 2011 | Designed by Interline Cruises, in collaboration with Interline Discounts, Travel Tips and Movie Tickets