Beto Richa afirma que Paraná deverá acessar linha de crédito do BNDES

sábado, 16 de junho de 2012

O governador Beto Richa afirmou que o Paraná deverá apresentar projetos para acessar a linha de crédito anunciada na sexta-feira, em Brasília, pela presidente Dilma Rousseff e o ministro da Fazenda, Guido Mantega. O BNDES, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, vai disponibilizar 20 bilhões aos Estados por meio do programa Pró-Investe. 


Beto elogiou a iniciativa do governo federal de liberar novos recursos para investimentos e fazer frente aos efeitos da crise financeira que atinge países europeus. O governador disse que o Paraná está ao lado da União e apóia estas ações de combate à crise econômica. 


O governador disse que os projetos estaduais podem dar grande contribuição para o dinamismo da economia nacional. Segundo ele, são necessários recursos em todas as áreas, sobretudo em saneamento. Ele defendeu a isenção do PIS e Cofins para as empresas que atuam no setor, como medida essencial para o aumento dos investimentos em água e esgoto. 


O secretário da Fazenda, Luiz Carlos Hauly, que acompanhou Beto Richa no encontro, disse que o Pró-Investe é vantajoso tanto em relação ao prazo quanto em relação à taxa de juros. Ele destacou, no entanto, que ainda faltam definir os valores destinados a cada Estado. 


Na avaliação do secretário, a nova linha de crédito pode criar uma energia positiva na economia do País. No encontro com os governadores, que durou cerca de três horas e meia, o ministro Guido Mantega anunciou do Pró-Investe, uma linha de crédito de 20 bilhões para os estados aumentarem os investimentos. 


Os financiamentos, que serão feitos por intermédio do BNDES, tem prazo de 20 anos, com um ano de carência, e juros de 7,1% ao ano para estados que tiverem aval do governo federal. Os recursos, que se destinam para investimentos em obras, instalações e equipamentos, estarão disponíveis depois de publicada resolução do Conselho Monetário Nacional, que deve sair na próxima semana. 


AEN 
(Repórter: Jurandir Ambonatti) 

0 comentários:

Postar um comentário

 
Missal em Foco © 2011 | Designed by Interline Cruises, in collaboration with Interline Discounts, Travel Tips and Movie Tickets