Campanha de vacinação contra a poliomielite começa neste sábado

quarta-feira, 20 de junho de 2012

O secretário de Estado da Saúde, Michele Caputo Neto, participa do lançamento da campanha nacional de vacinação contra a poliomielite neste sábado (23), às dez e meia da manhã, na Boca Maldita, em Curitiba. Segundo a secretaria da Saúde, a meta do Paraná é imunizar 690 mil crianças menores de cinco anos, o que representa 95% do público alvo. 

A vacina estará disponível em todas as unidades de saúde do Estado, e em unidades volantes, como mercados, praças e shoppings, estruturadas pelos municípios. No ano passado os índices de vacinação atingiram 102% na primeira etapa e 100% na segunda etapa. 
De acordo com Sezifredo Paz, superintendente de vigilância em Saúde do Paraná, a poliomielite foi erradicada no Brasil devido às campanhas de vacinação realizadas desde a década de 80. No entanto, ele ressalta que ainda há registros da doença em outros países, por isso a necessidade de manter a atenção.
Por decisão do Ministério da Saúde, este ano as duas doses da gotinha serão ofertadas em apenas uma etapa. A vacina é para todas as crianças menores de cinco anos. A campanha segue até o dia 16 de julho. 

Poliomielite

A poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, é uma doença infecto-contagiosa viral aguda que atinge, principalmente, crianças de até 5 anos. O vírus é transmitido principalmente pela boca. A falta de higiene e de saneamento nas moradias, e a concentração de muitas crianças em um mesmo local, favorecem a transmissão.

AEN
(Repórter: Fernando Lopes)

0 comentários:

Postar um comentário

 
Missal em Foco © 2011 | Designed by Interline Cruises, in collaboration with Interline Discounts, Travel Tips and Movie Tickets