Greve dos professores da UTFPR continua

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Com a paralisação dos professores da rede ensino da UTFPR que teve início no dia 17, mas somente hoje (24) efetivamente que a greve tomou maior proporção e repercussão, pois várias instituições do Brasil aderiram ao movimento.

Em cada Campus da Universidade a forma de paralisação foi diferente, sendo que em Medianeira, apenas alguns professores paralisaram as atividades.
Foi realizada uma assembléia com os professores onde discutiram como que seria no campus de Medianeira. Alguns professores não puderam estar presente na ocasião, e portanto estes professores deram aula normal nesta manhã de quinta-feira (24). Agora a tarde haverá nova assembléia para discutir a possibilidade de parar todas as aulas.
Outra reunião foi feita com os alunos, para que eles possam compreender as reivindicações, e desta forma possam também participar dessa paralisação.

 Reivindicações

“Lembramos que a greve não é exclusiva de Medianeira, mas sim em todo o Brasil. Há alguns dias o governo juntamente com o sindicato discutiram as reivindicações que são: melhoria salarial, melhoria na estrutura para o melhor ensino, melhorar a condições de trabalho. Nós reforçamos que a universidade pública tem que ser gratuita e com ótima estrutura para o melhor ensino, e portanto essas são as principais reivindicações e não iremos retroceder. Ainda é importante que de todas, a nossa estruturação da carreira é fundamental para a nosso futuro na universidade'', comentam os diretores do sindicato e diretores do conselho do campus de Medianeira.
Nesta segunda irá acontecer um encontro com o Governo Federal juntamente com os diretores do sindicato, para voltar a discutir essa pauta.

Marisa B.Ribas Arruda, Delegada Sindical dos Técnicos Administrativos do Câmpus Medianeira- UTFPR, complementa:

''Informamos que a categoria técnica, não mudou o calendário de negociações salariais junto ao Governo Federal, acordado desde o início do mês de abril do corrente ano, em congresso nacional realizado na cidade de Poços de Caldas/MG, com a presença de 1.077 delegados sindicais representantes da categoria em suas bases. Os professores das universidades federais também estavam em negociação salarial com o Governo, tendo como prazo final o dia 31 de julho de 2012. Por motivo da publicação da Medida Provisória 568/2012, publicada este mês, onde contemplava o resjuste de 4% e incorporação de gratificações aos professores, mas deixava de fora a negociação do plano de carreira dos docentes, os mesmos decidiram em várias assembléias nacionais antecipar a deflagração da greve nas universidades federais. A carreira técnica apóia o movimento paredista dos professores das universidades federais, pois acredita ser também uma luta justa da categoria, mas cumprirá o calendário de negociações já estabelecido com o governo federal que é: 

DIA 30/05 - PRAZO FINAL PARA AS NEGOCIAÇÕES COM O GOVERNO FEDERAL; 
DIA 05/06 - marcha a Brasília para a 52ª mesa de negociação com o Ministério da Educação e  Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão; 
DIA 11/06 - deflagração da greve dos TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS, por prazo indeterminado. 
Assim, a partir do 11 de junho de 2012, se não houver acordo com o governo federal na reunião do dia 05/06 em Brasília, os técnicos administrativos de todas as universidades federais estarão paralisando suas atividades, somando-se ao movimento grevista dos professores por VALORIZAÇÃO E RESPEITO. Solicitamos os bons préstimos de Vsas, em registrar nosso movimento, a partir do dia 11/06/2012, a fim de que toda a sociedade medianerense tenha ciência de que trata-se de reivindicações justas e necessárias para que a UTFPR, câmpus de Medianeira, possa continuar oferecendo qualidade no ensino e formando profissionais altamente qualificados para o mercado de trabalho de Medianeira e região''.

Portal Medianeira

Foto: Reunião com o Presidente do Sindicado

0 comentários:

Postar um comentário

 
Missal em Foco © 2011 | Designed by Interline Cruises, in collaboration with Interline Discounts, Travel Tips and Movie Tickets