Palestra estimula a participação de pequenas empresas nas licitações públicas em Missal

segunda-feira, 25 de junho de 2012


Na ultima sexta-feira (22) aconteceu em Missal a palestra “Os benefícios da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas e seus impactos nas compras públicas”. O evento foi realizado pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) com o apoio do Comitê Gestor da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, Prefeitura Municipal e Associação Comercial e Empresarial de Missal (Acimi).

A Câmara de Vereadores de Missal ficou lotada. Todos estiveram atentos às considerações do consultor do Sebrae, Eberson Tibes. Estiveram participando, além do Prefeito e vice, seus respectivos secretários, funcionários públicos, vereadores, membros do Comitê Gestor, bem como empresários de vários segmentos da cidade.

O secretário de Indústria e Comércio de Missal, Lírio Luís Liotto avaliou como positiva a palestra. “O objetivo é integrar o pequeno empreendedor às compras do município, fazer com que os recursos públicos fiquem na cidade”, explicou o secretário, justificando a participação e o papel do Comitê Gestor e da Secretaria.

O consultor do Sebrae explicou que a maior dúvida dos empresários é a falta de informação. “Eles acreditam que é complexo a participação de um processo licitatório, e isso acaba desestimulando a participação das empresas”, pontua. 

Éder Lovatto (Departamento de compras de Missal), Carina Birck (Departamento de Indústria e Comércio ), Edinardo (diretor do Sebrae de Foz do Iguaçu), Eberson Tibes (Consultor do Sebrae do sudoeste), Marcelo Alves Gomes (Consultor do Sebrae de Foz) e Lírio Luíz Liotto (Secretário de Indústria, Comércio e Turismo de Missal)
 
Compras Públicas

Vários dados foram apresentados aos presentes, entre eles que as Micro e Pequenas Empresas (MPE) respondem a 70% dos empregos no País, são responsáveis por 25% do PIB Nacional e por 2,4% do valor das exportações. E ainda que a participação das MPE’s na economia é de 99%.

Eberson falou que há algum tempo o propósito das prefeituras e de qualquer órgão público era comprar rápido, mas que agora existe um novo paradigma que agrega eficiência com o uso do poder de compras. O objetivo é fomentar que as MPE’s participem do processo licitatório, fracionando as licitações durante o ano, dando oportunidade para as empresas da cidade.

O consultor apresentou a proposta que o setor de compras mande o pedido para a Associação Comercial, e essa faz o contato com as empresas associadas dentro de cada segmento. Eberson ainda citou que conhece municípios que compram 100% dos produtos da Agricultura Familiar, por exemplo.

Eberson Tibes 

Especialista em Gestão Pública e Controle Interno pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR – Bacharel em Sistemas de Informação pela Faculdade Mater Dei. Consultor terceirizado no SEBRAE/PR, regional Sudoeste, nas áreas de Desenvolvimento Territorial, Inovação e Políticas Públicas.

Atua no Programa Cidade Empreendedora atendendo 4 municípios, desses,  2 com Ponto de Atendimento do SEBRAE (Santo Antônio do Sudoeste e Realeza). Trabalhou nos Municípios de Vitorino, Reserva do Iguaçu e Coronel Vivida no período de 1998 a 2011 nas áreas de planejamento, licitações/compras e contabilidade. Consultor de Gestão Pública dos Legislativos de Cruzeiro do Iguaçu e Boa Esperança do Iguaçu, e do Executivo Municipal de Honório Serpa.

Eberson Tibes apresentando dados sobre compras públicas e a participação das MPE’s.
Assessoria SICT

0 comentários:

Postar um comentário

 
Missal em Foco © 2011 | Designed by Interline Cruises, in collaboration with Interline Discounts, Travel Tips and Movie Tickets