Secretaria Municipal de Saúde e SAMU de Missal esclarecem dúvidas

segunda-feira, 11 de junho de 2012

A central de Regulação do SAMU da nossa Região encontra-se instalada na cidade de Foz do Iguaçu. É muito importante que a população entenda a prestação de serviços do SAMU, tanto por respeito a quem precisa naquele momento de urgência quanto pela preservação de um bem comum.

Por este motivo a Secretaria Municipal de Missal, juntamente com a Equipe do SAMU 192 esta elaborando um questionário de perguntas freqüentes da população para auxiliar nas duvidas.

O que é o SAMU?
            O SAMU 192 (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) faz parte da Política Nacional de Urgências e Emergências desde 2003, e ajuda a organizar o atendimento na rede pública prestando socorro à população. Com o SAMU 192, o governo está reduzindo o número de óbitos, o tempo de internação em hospitais e as seqüelas decorrentes da falta de socorro precoce.
O serviço funciona 24 horas por dia através de chamada gratuita para o telefone 192 e contam com equipes de profissionais de saúde, médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e socorristas que atendem às urgências de natureza traumática (acidentes), clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e de saúde mental da população.
Missal conta com UBS ( Unidade Básica de Saúde) composta por um Técnico de Enfermagem e um Condutor.

Como posso chamar o SAMU?
O SAMU é acionado somente pelo número 192 e todas as ligações são gravadas.

Quem atende o 192?
O atendimento imediato é feito por um tele-atendente que precisa de algumas informações sobre a situação do paciente para encaminhar a ligação para o médico ou para a saída da ambulância.

Que informações podem ajudar nesse atendimento imediato?
Manter a calma é fundamental. Se estiver muito nervosa peça para outra pessoa fazer a ligação e passar informações que facilitem o transporte e o atendimento de urgência como a idade do paciente; seu estado (se está inconsciente); se tem dificuldade para respirar; se há sangramento; se há dor,etc. Enfim, todas as informações que descrevam o estado do paciente.

Por que das perguntas pela central de Regulação?
            O Atendimento a vitima começa já na chamada ao 192, as perguntas são necessárias para levantamento de informações para o diagnóstico da gravidade do caso. Considerando que chamados de Urgência e Emergência acontecem todo momento, acarretando em maior cautela pelo medico regulador.
O atendimento gera um cadastro/prontuário dos envolvidos.
Com estas informações o Médico Regulador garante um melhor atendimento sendo este, preciso e coerente com o caso.

E se for um acidente na rua, o SAMU atende?
Sim. Nesse caso, outras informações serão necessárias, por exemplo, a descrição de cada veículo envolvido (carro, moto, caminhão ou bicicleta), pois isso possibilita um tipo de lesão previsível em colisão ou em atropelamento. O número de feridos também é necessário para que haja um reforço no atendimento. Reforço este, USA, Bombeiros, Policia Militar, Policia Civil, entre outros.

E se uma pessoa desconhecida passar mal como um morador de rua, por exemplo. Ainda assim o SAMU pode ser chamado?
Sim, ainda que a ligação seja feita por quem não conhece a vítima ou o paciente, as informações podem ser prestadas. Nesse caso, é solicitado que a pessoa que fez a ligação fique no local para que haja facilidade de contato, monitoramento e rapidez na chegada do socorro. Em locais com falhas na numeração, arruamentos irregulares, grandes condomínios, conjuntos habitacionais, enfim locais de difícil acesso, embora não seja obrigatório, é essencial que a pessoa aguarde e ajude a chegada da ambulância passando o máximo de informações. Além disso prestar esclarecimento sobre o ambiente também é importante, se existe sinal de briga, alguma arma branca (faca) por perto, se existe cheiro de bebida, entre outras informações.

O SAMU levará o paciente ou vítima à qual hospital?
O paciente será encaminhado para o Hospital ou Unidade de Saúde que o Médico Regulador determinar conforme a gravidade do caso.

Quanto tempo demora para chegar uma ambulância do SAMU?
O tempo dependerá do acionamento e distância percorridos pela viatura.


Quando Chamar o SAMU?
            O Serviço Móvel de Urgência e Emergência deve ser acionado pela população em situações que representem risco de seqüelas graves ao paciente ou em risco de morte.
Veja exemplos de quando chamar o SAMU:
·         Na ocorrência de problemas cardio-respiratórios (IAM, AVC, PCR);
·         Em casos de intoxicação por agentes externos (envenenamento);
·         Em caso de queimaduras graves;
·         Na ocorrência de maus tratos;
·         Em trabalhos de parto onde haja risco de morte da mãe ou do feto;
·         Em casos de tentativas de suicídio;
·         Em crises hipertensivas (pressão alta);
·         Em crises de hipo e hiperglicemia;
·         Em caso de desmaios;
·         Quando houver acidentes (automobilístico, trabalho e domiciliar);
·         Em casos de afogamentos (atendimento fora da água);
·         Em casos de choque elétrico;
·         Em acidentes com produtos perigosos;
·         Na transferência inter-hospitalar de doentes com risco de morte.

Ações como a conscientização da população evitando trote, entre outras medidas foram discutidas para que se atinja a excelência na prestação do serviço de urgência. Ressaltando que a Equipe não é culpada pela situação que se encontra o paciente e sim pela capacitação para auxiliar no tratamento de qualidade e conforto a quem necessitar.

Assessoria

3 comentários:

  1. Anônimo disse...:

    para quem tinha dúvida está ai o esclarecimento de como funciona o SAMU. Agradeça a Deus todos os dias para que nunca precice dele mas se precisar é só ligar 192 que com certeza será bem atendido.

  1. Anônimo disse...:

    Ainda bem que no papel tudo é lindo e maravilhoso... porque na realidade... não é bem assim!

  1. Anônimo disse...:

    Tem uma pessoa com influência politica que dizia: NÃO ADIANTA TER COISAS NOVAS E BONITAS, quero ver o trabalho funcionando. Mesmo que seja uma kombi velha que esteje a disposição sem toda essa burocracia valeria a pena, analizem: para que perder tempo ligar para Foz do Iguaçú, lá eles não conhecem a nossa cidade e população, essa chamada deve ser direto com o plantão aqui do município de Missal, economizaria tempo, esse tempo poderia salvar alguma vítima se o profissional for competente, por exemplo: PCR [parada cardio respiratória] para seguir o protocolo atual e aguardar 20,30,40,... minutos para o atendimento será perda de tempo se deslocar até o local porque a vítima com certeza já estará em óbito, cada profissional deve atuar para a função que tem a formação, técnico ambiental deve trabalhar na secretaria da agricultura e não da saúde.

Postar um comentário

 
Missal em Foco © 2011 | Designed by Interline Cruises, in collaboration with Interline Discounts, Travel Tips and Movie Tickets