O ano de 2011 vai entrar para a história com os recordes conquistados pelo Destino Iguaçu. Todos os atrativos turísticos da região de Foz do Iguaçu, na fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina, superaram as metas de visitação.
Um total de 2.618.440 milhões de turistas passou pelas Cataratas do Iguaçu; 1.394.187 pelo lado brasileiro, 10% a mais que em 2010, e outros 1.224.253 pelo lado argentino. Na Itaipu, a visitação total passou de meio milhão, considerando visitantes provenientes do Brasil e do Paraguai. E no Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu, o fluxo foi bem acima do esperado: 1.690.310 passageiros ante 1.155.615 em todo o ano passado.
"Foi um ano excepcional, de muitas conquistas. Um marco em termos de divulgação da imagem da cidade e também para a gestão integrada do turismo", afirma Gilmar Piolla, superintendente de Comunicação Social e presidente do Fundo Iguaçu. "Revertemos a imagem negativa que os turistas brasileiros e estrangeiros tinham de Foz do Iguaçu e mudamos a percepção que os próprios iguaçuenses têm de si mesmos", conclui.
Para o secretário de Turismo de Foz do Iguaçu, Felipe González, dois fatores foram fundamentais para os números positivos de 2011: as campanhas de promoção da gestão integrada de turismo e as ações dos agentes de mercado (rede hoteleira, restaurantes, promotores de espetáculos). "Para 2012, se continuarmos trabalhando, a previsão é de ultrapassar estes números", conclui.
Cataratas do Iguaçu
O ano foi especial para o maior atrativo turístico da região. Em novembro, após quatro anos de campanha, as Cataratas do Iguaçu foram eleitas uma das Novas Sete Maravilhas da Natureza, em uma eleição mundial organizada pela fundação suíça New Seven Wonders.
As boas notícias também se refletiram no número de visitantes com o registro de recordes tanto no Brasil quando na Argentina. Em relação ao lado brasileiro, mais da metade vem das várias regiões do País: 751.353. Outros 309.312 são provenientes dos outros países do Mercosul (Argentina, Paraguai e Uruguai). E 335.522 são turistas de outras nações.]
Itaipu Binacional
Itaipu Binacional
Reprodução da Web |
---|
A usina hidrelétrica binacional também bateu recorde tanto nas visitas turísticas quanto nas institucionais. Só o Complexo Turístico de Itaipu (CTI), que atende os turistas pela margem esquerda da empresa, registrou 390.592 visitantes em seus sete atrativos, superando em 12,25% a visitação de 2010. Dos turistas que passaram por Itaipu em 2011 pelo CTI, a maioria é de brasileiros - 308.631 visitantes ou 79,02%. "Os números foram realmente muito bons em 2011. Superou nossa expectativa", resume Guilheme Tell Laurino, gerente comercial do CTI. "Vamos trabalhar para que em 2012 consigamos melhorar ainda mais esta marca". Em relação às visitas institucionais, voltadas a escolas, empresas e autoriades, 57.614 pessoas foram atendidas pelos empregados de Itaipu da margem esquerda. Do lado paraguaio, 126.957 pessoas visitaram a usina. Somando os números do CTI e as visitas institucionais do Brasil e do Paraguai, 575.163 turistas passaram por Itaipu em 2011.
Aeroporto - No Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu, o movimento de passageiros aumentou 46,27% em comparação a 2010 e estabeleceu um novo recorde de embarques e desembarques para o local. Segundo levantamento da superintendência da Infraero, 1.690.310 passageiros passaram pelo terminal em 2011 - no ano anterior, foram 1.155.584.
"Entre os aeroportos administrados pela Infraero, o de Foz do Iguaçu é destaque nacional por ser o que registra o maior aumento de atendimento. E isso também é resultado da gestão integrada do turismo na cidade", afirma a superintendente da Infraero no Aeroporto de Foz do Iguaçu, Socorro Pinheiro.
O Presente
"Entre os aeroportos administrados pela Infraero, o de Foz do Iguaçu é destaque nacional por ser o que registra o maior aumento de atendimento. E isso também é resultado da gestão integrada do turismo na cidade", afirma a superintendente da Infraero no Aeroporto de Foz do Iguaçu, Socorro Pinheiro.
O Presente
0 comentários:
Postar um comentário