A alfabetização é um momento muito importante e especial na vida de uma pessoa, pois a leitura e a escrita são instrumentos básicos para o ingresso e a participação na sociedade letrada em que vivemos.
A criança precisa sentir a necessidade de ler para entender a importância de ser alfabetizada. Em uma forma prazerosa de aprender a ler e a escrever é por meio de materiais comuns do dia a dia.
Os conteúdos a serem sistematizados na escola devem ser trabalhados pelos educadores de maneiras diferenciadas e envolvendo diversos recursos didáticos para que o aluno possa ter acesso ao conhecimento científico e historicamente acúmulo, que é o objetivo principal da escola.
Alimentação é um dos conteúdos sistematizados no 2º ano, e abre um leque de metodologias a serem utilizadas para aquisição de conhecimento nas diversas áreas acadêmicas. Assim os alunos do 2º ano “A” orientados pela professora Rafaela Mayer Klein vivenciaram momentos que despertaram e contribuíram significativamente para a construção do conhecimento com o conteúdo alimentação.
· - Preparo e degustação de uma deliciosa salada de frutas com alimentos trazidos pelos próprios alunos.
· - Leitura de rótulos de produtos alimentícios.
· - Construção de cartaz com poesia, música.
· - Pesquisa e análise de produtos naturais e industrializados.
· - Verificação de vídeos com origem e processo de industrialização de alimentos.
· - Palestra com a nutricionista Lilian Mohr.
· - Contação da história: O sanduíche da Maricota, com dramatização e preparo do seu próprio sanduíche.
· - Confecção de uma lista de compras.
· - Visita ao supermercado.
· - Realização real de compras com os itens da lista.
· - Análise do cupom fiscal e os produtos comprados.
· - Identificação da quantidade e valor pago de cada produto, com registro.
· - Construção da pirâmide alimentar, com ampla exploração dos grupos de alimentos.
Professora Rafaela Mayer Klein
0 comentários:
Postar um comentário