Os alunos da Escola Estadual do Campo Caetano de Conto, de Linha Jacutinga, por se tratar de uma realidade diferenciada de distâncias, recebem eventualmente, complementação de merenda, no final da aula. Sempre que possível é fornecido na sala de aula, um lanche extra, como por exemplo biscoito variados, barrinhas de ceriais, ou ainda fruta, como mamão.
Parte da merenda vem do programa do Governo do Estado, que também adquire alguns itens através do programa da compra da agricultura familiar, sendo que neste ano quem fornece é a APROSMI. No caso do mamão, foi a própria escola que adquiriu. Ele é produzido no assentamento da linha Formiga.
A Escola Caetano tem especial carinho pelos assentamentos, pois são estes que mantêm a escola em atividade, principalmente em números de alunos. O mamão é apenas parte de um processo, pois os assentamentos produzem muito mais que isso. Outro exemplo é o leite, que é entregue nos laticínios sempre com nota fiscal, o que garante a arrecadação tributária. Para quem não lembra ou não conhece, os assentamentos do Banco da Terra e do Crédito Fundiário permeiam a escola com aproximadamente 300 lotes de terras.
Segundo a direção da escola, os assentamentos geram um pouco de movimentação de alunos, pois nem todas as famílias conseguem se adaptar nesse tipo de programa, mas o importante é estarmos colhendo frutos diversos de um trabalho realizado entre os anos de 2002 e 2007, mas que entretanto, ainda necessita de complementação.
Volmir Spanholi
Volmir Spanholi
0 comentários:
Postar um comentário