Figo: fonte de energia para o corpo humano

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Seus benefícios e poderes curativos são utilizados a milhares de anos 

O Figo é um fruto doce, saboroso e com uma polpa consistente. A casca do figo possui uma consistência porosa. O crescimento da planta é rápido e suas mudas são plantadas no inverno, precisamente no mês de julho. É plantado em vários países, já que se adapta em diferentes climas. 

Produção de mudas                            

Para a produção de mudas existem algumas técnicas. Pelo método da Alporquia, estimular o crescimento de raízes em um ramo ou no caule principal de uma planta envolvendo um pedaço de um ramo por terra ou musgo em um pedaço de plástico ou pano umedecido. 

Também é possível produzir mudas através da Estaquia, onde se aproveita os galhos da poda de produção do ano, que geralmente ocorre no mês de julho para a formação das novas mudas. Esse método é mais simples. O galho é colocado coloca em sacos plásticos ou até mesmo em canteiros realizados pelos produtores, onde no próximo ano serão tirados e colocados a campo.

Poda

Existem vários tipos de podas. As principais são de formação, produção e eliminação de brotos ladrões. Cada uma ocorre em uma etapa especifica da planta.

A poda de formação é na fase vegetativa da planta (parte com folhas) onde o produtor irá escolher o tamanho ideal para induzir a formação de galhos, dispondo ela na forma de taça.

A poda de produção ou frutificação ocorre na época de produção da planta que geralmente vai de setembro a final de novembro (dependendo do local, relevo que o produtor se encontra). A poda consiste no seccionamento de alguns braços da planta deixando ela sempre no mesmo tamanho e com um número x de galhos.

A poda de eliminação de galhos ladrões consiste na retirada de brotos indesejáveis dentro da planta, geralmente são os brotos que tiram a energia e surgem na parte do caule ou então nos galhos que irão produzir, e se direcionarão para o centro da taça da planta de Figo.

Benefícios a saúde

O figo cru e seco é altamente nutritivo e uma rica fonte de fibra dietética, potássio, proteínas, minerais (ferro, fósforo, magnésio, cobre e zinco) e vitaminas (riboflavina e vitamina B6). A fibra ajuda ao perfeito funcionamento do tubo gastrointestinal, enquanto que os minerais e vitaminas presentes no figo e outras frutas e hortaliças são essenciais para o crescimento e desenvolvimento e para a manutenção de uma boa saúde durante toda a vida.

O uso externo do figo está recomendado para as inflamações da boca, chagas e queimaduras. O famoso médico grego Hipócrates, em 400 a.C., já recomendava o figo para combater a desnutrição. Dentre as principais propriedades dos figos, destacam-se o seu caráter nutritivo, digerível, tônico, laxante, diurético, peitoral e tópico emoliente. É indicado para atletas por ser energético.

Quanto ao seu uso externo, é recomendado utilizar o leite dos figos verdes para eliminar as verrugas, e a dor de dentes desaparece assim que se aplica a polpa prensada de figo sobre a gengiva. A infusão de 25 a 30 gramas de folhas de figueira, por litro de água, reduz a tosse, melhora a circulação e ajuda as menstruações difíceis, se tomada uns dias antes.

Culinária

O figo é muito utilizado para a confecção de saladas, bolos, doces, compotas, schimias e sobremesas. Andressa Silvestre, moradora de São Roque, adora fazer sagu com figo. “Minha mãe que ensinou. Depois de descascar os figos, eu os corto ao meio e coloco em uma panela com um litro de água e duas xícaras de açúcar. Se quiser pode deixar a casca. Quando começar a ferver, coloco uma xícara e meia de sagu e deixo cozinhar mais um pouco. Depois, sirvo gelado”.

Técnico em Agropecuária Cleyton Spies Vidal 

0 comentários:

Postar um comentário

 
Missal em Foco © 2011 | Designed by Interline Cruises, in collaboration with Interline Discounts, Travel Tips and Movie Tickets