Programa de Qualidade é implantado em agroindústrias missalenses

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Através do trabalho realizado pelas consultoras do SEBRAE, Roselene Zanette  e Benilde  Rorato as agroindústrias do Município de Missal, receberam assessoria para implantação do Programa de BPF (Boas Práticas de Fabricação).

O programa BPF, tem como objetivo, melhorar as condições sanitárias dos estabelecimentos que produzem, manipulam, fracionam, armazenam e distribuem produtos
Alimentícios.
Como sabemos hoje em dia, as empresas, alimentícias enfrentam uma alta competitividade, com consumidores cada vez mais exigentes. Nesse sentido, as BPF vem a contribuir de maneira significativa para as melhorias da qualidade dos alimentos produzidos pelas agroindústrias.
O programa foi realizado através da parceria com MDA, Sebrae e Emater. Contou com o apoio da Administração Municipal através da Secretaria Municipal de Agricultura de Missal, Vigilância Sanitária Municipal e Feira dos pequenos produtores.
O período de realização do programa ocorreu de 18/07/11 à 08/12/11, sendo inicialmente feito um diagnostico, da situação higiênico-sanitária de cada estabelecimento, abrangendo os seguintes itens: higiene pessoal, condições ambientais, instalações e equipamentos, higiene de ambientes,equipamentos e utensílios, matérias primas e insumos , produção e documentação. Posteriormente foram realizados treinamentos e visitas nos locais de fabricação. Os agricultores realizaram modificações a nível estrutural e comportamental.
No dia 14/12/11, as consultoras apresentaram os resultados alcançados e foi realizada  a entrega do Manual de BPF e Certificados aos participantes. Segundo as consultoras do SEBRAE, percebeu-se uma melhoria  significativa das condições avaliadas, através do diagnóstico final, isso ocorreu graças ao empenho dos agricultores.



Assessoria

0 comentários:

Postar um comentário

 
Missal em Foco © 2011 | Designed by Interline Cruises, in collaboration with Interline Discounts, Travel Tips and Movie Tickets