A vinda de uma Universidade para Santa Helena pode estar sendo concretizada, nessa semana. Em uma reunião com o secretário executivo do Ministério da Educação, foi confirmado o projeto de incorporação das instalações educacionais de Santa Helena ao Câmpus Medianeira, que prevê a abertura de uma unidade fora de sede do Câmpus no município de Santa Helena.
O secretário executivo José Henrique Paim também autorizou a Sesu a pactuar com a UTFPR as necessidades de pessoal, investimentos e custeio e a Universidade Tecnológica a dar início ao processo de incorporação a partir de 2013. O projeto de incorporação será encaminhado ao Conselho Universitário (Couni) para deliberação.
De acordo com informações os cursos que devem ser implantados em Santa Helena são na área de informática e pedagogia e será em forma de extensão de Medianeira e com o passar dos anos será transformado em Campus, possivelmente. Ainda segundo informações várias definições devem acontecer nos próximos dias, para se concretizar a instalação da universidade em Santa Helena, da qual, utilizará a estrutura existente no município.
Com informações do FocoSH
Informações obtidas junto ao Jornal de Beltrão de alguns dias atrás, confirmam as informações e trazem maiores detalhes. Confira a nota publicada no site:
Os cursos a serem ofertados serão os de Ciências Biológicas e de Ciências da Computação. "Esta é uma vitória da população de Santa Helena que, durante todos estes anos, se manteve mobilizada reivindicando a reativação do ensino superior no município", afirmou o deputado federal Eduardo Sciarra (PSD-PR), principal articulador da reabertura do campus universitário, que foi confirmada em reunião na semana passada com o secretário de Ensino Superior do MEC, José Henrique Paim.
Também participaram do encontro os deputados federais Alex Canziani (PTB) e Osmar Serraglio (PMDB), além do reitor da UTFPR, Carlos Eduardo Cantarelli."
O Jornal O Paraná online também publicou uma nota referente ao assunto:
Com o anúncio, acaba a dúvida de quem ofereceria novamente cursos superiores no município, se a Unioeste ou a UTFPR. A estrutura, construída com recursos públicos, operou durante anos com cursos da Universidade do Oeste do Paraná, fechados em 2008. Desde então, a comunidade, com auxílio de vários líderes, entre eles o deputado federal Eduardo Sciarra (PSD), encampou a bandeira do retorno da graduação.
A previsão é de oferta de dois cursos em uma primeira etapa, de ciências da computação e biologia. A intenção é fazer com que dois anos depois a extensão de Medianeira vire câmpus com novos cursos à comunidade. Embora a medida ainda precise ser aprovada pelo Conselho Superior da UTFPR, Sciarra informa que essa é uma grande conquista à região. “Determinação é um dos termos que melhor definem essa luta”, afirma.
Sciarra lembra que buscou-se um canal de diálogo com o governo estadual para o retorno da Unioeste, mas chegou-se a um termo do que realmente seria melhor à microrregião e os cursos da UTFPR foram a resposta. Participaram da reunião com Paim, além de Sciarra, os deputados federais Alex Canziani e Osmar Serraglio, além do reitor da UTFPR, Carlos Eduardo Cantarelli."
0 comentários:
Postar um comentário