Nos dia 03 e 04 de setembro aconteceu a Capacitação em Prevenção à violência Doméstica oferecida pela Secretaria Municipal de Saúde. Os recursos oriundos para tal, foi alavancado através de projeto elaborado e encaminhado ao Ministério da Saúde pela Secretaria Municipal de saúde.
Este Projeto tem cunho de capacitar profissionais que estão diretamente envolvidos com o público alvo de exploração, ou seja, crianças, mulheres e idosos. O evento contou com a presença de 246 profissionais, entre eles: professores da rede municipal e estadual de ensino, profissionais das Secretarias Municipais de saúde, da Ação Social e da Educação, Conselheiros Tutelares, Conselhos Municipais, Pastoral da Criança e entidades afins.
No primeiro dia da capacitação o principal assunto discutido foi a Violência contra Crianças e Adolescentes, seus conceitos e modalidades, identificação de casos e abordagem. Porém nos dois dias de atividades foram debatidas diferentes situações de violência física, sexual e psicológica e as possibilidades de intervenção em cada circunstância.
A Coordenadora do Programa Violências Domésticas, enfermeira Denize B. Kaefer enfatiza que o principal objetivo da ação foi de promover a troca de conhecimentos e aprimorar a atuação de cada profissional para que os casos de violências domésticas possam ser acompanhados de forma mais eficaz e com o máximo de redução nos danos.
“Sabemos que acontecem casos de violências em nosso município, como em todos os outros, mas temos que oferecer condições de capacitação aos profissionais que estão diretamente envolvidos com este público suscetível a violências. Se preparados estão, saberão reconhecer, abordar e conduzir a vítima aos procedimentos legais”, ressalta Tânia Sbabo,Secretária Municipal de Saúde.
Assessoria
0 comentários:
Postar um comentário