O Seminário Diocesano Nossa Senhora Medianeira completou em 2012 seus 29 anos de existência. Porém, essa trajetória promete não completar 30. A informação de que o Seminário estaria sendo transferido para Foz do Iguaçu é verídica, e já está com data marcada. A transferência inicia a partir de Janeiro de 2013.
De acordo com o Padre Marcio Mangoni, não há uma ordem de transferência, o que acontece, é que a ida do seminário para Foz é fruto de reflexão que já se tem há muito tempo. Levando em conta ser Foz a sede da Diocese, a Pastoral Urbana e a realidade de trabalho pastoral. Depois de reflexão e análise, a transferência foi aprovada pelo Conselho de Presbíteros e pelo Clero da Diocese de Foz.
Questionado se há algo que a comunidade possa fazer para não perder o Seminário no município, Marcio explica. “Veja bem, o Seminário esteve 29 anos em Medianeira, mas não pertence ao município, o seminário está no território da Paróquia, mas é Diocesano, pertence à Diocese. Indo para Foz, continua sendo Diocesano, não vai pertencer ao município de Foz, vai estar instalado na Vila A, mas pertence a todas as paróquias. É uma nova experiência, é o mesmo seminário, mas agora em outra paróquia”.
O terreno e a casa do atual seminário serão utilizados como Espaço de Retiros e Formação que serão administrados pela Paróquia Nossa Senhora Medianeira. “Continuará beneficiando nossa Igreja, acolhendo retiros e formações e também encontros vocacionais para os jovens que querem entrar no seminário. Portanto, será muito bem utilizado, continuará sendo da Diocese e beneficiará ainda mais a Paróquia Nossa Senhora Medianeira” comenta.Funcionamento
Atualmente, o Seminário é composto pela participação de 7 jovens, todos entre a faixa etária de 14 a 22 anos, que estudam nas etapas do ensino médio e propedêutico. A vontade de tornar-se padre, atrai garotos das cidades de toda a região, que encontram no Seminário Diocesano Nossa Senhora Medianeira a oportunidade de alcançar o sacerdócio. Hoje a casa conta com seminaristas de Medianeira (1), Santa Helena (3), Missal (1), Vera Cruz d’Oeste (1) e São Miguel do Iguaçu (1).
Todo o processo formativo para tornar-se padre dura entre 8 e 11 anos. O Seminário de Medianeira é equivalente a uma etapa desse processo. A permanência varia de um a quatro anos. Um ano para quem já acabou o Ensino Médio, e 4 anos para quem estuda o Ensino Médio. Depois tem pela frente 3 anos de Faculdade de Filosofia e mais 4 anos de Faculdade de Teologia.
Depois de concluídas as etapas, o seminarista sendo aprovado pelo Conselho de Presbíteros da Diocese o Candidato está apto a ser Ordenado Presbítero. Posteriormente como Padres, muitos também fazem estudos de especialização (pós-graduação, mestrado e doutorado), conforme a necessidade e afinidade por área.
O Pe. Marcio garante que a função do seminário nesta etapa é o aprofundamento no discernimento vocacional. “Visto que os meninos já moram no seminário e contemplam em sua caminhada a formação para o sacerdócio. Além do Reitor, Pe. Márcio e do Assistente Mauro que moram no Seminário, temos o Pe. Edivaldo Donato Bernardo como Diretor Espiritual”, completa o padre.
Cada seminarista é convidado a fazer um processo de acompanhamento personalizado com um diretor espiritual, para o cultivo da espiritualidade e melhor discernimento. De acordo com Marcio, é apresentado um cronograma de atividades ao longo da semana e todos os dias acontece uma aula específica, ou no período da tarde ou à noite.
“Disponibilizamos aulas de reforço em português e matemática, aulas de liturgia e Introdução à Sagrada Escritura, informática, aulas de música, canto e inglês que vão auxiliando os seminaristas no seu processo de formação. Há também os momentos de confraternizações e momentos de prática de esportes, assim como a organização da casa”.
Portal Medianeira
0 comentários:
Postar um comentário