Região concentra 25% dos casos de dengue do Paraná

terça-feira, 10 de abril de 2012

A região Oeste do Paraná concentra quase um quarto dos casos de dengue registrados no Paraná desde agosto de 2011 até agora. As informações são do boletim semanal da Sesa (Secretaria de Estado da Saúde). Nos 399 municípios paranaenses foram registrados 862 casos da doença, média de um para cada 12 mil habitantes. Na região são, até o momento, 214, a mesma média chega a um contágio para cada 5,8 mil habitantes.

A 9ª Regional da Saúde de Foz do Iguaçu, com abrangência de nove cidades, é onde está a maior concentração de exames positivos, 93 até o momento, mas é na 20ª Regional da Saúde de Toledo (em 25 municípios) onde os dados chamam mais a atenção neste momento.

Em apenas um mês os casos mais do que dobraram e chegaram no último levantamento a 78 registros positivos, cerca de 70 só em Toledo. Apesar de ter a maior concentração populacional, na 10ª Regional da Cascavel com cobertura de 25 municípios é a que possui menos casos em pouco mais de sete meses são 43.

Mesmo assim, a Regional passa por um mapeamento a pedido do Ministério Público. Ele indicará a real situação dos contágios e os indicadores por município. Assim como no Paraná, o maior número de casos é de pessoas que contraíram a doença nas cidades onde moram, os chamados autóctones, totalizando 181 registros, ou 85%.

Os outros 33 foram contágios importados, ou seja, pacientes que apresentaram os sintomas após retornar de viagens. Em todo o Paraná 748 das 862 confirmações são autóctones, o que representa quase 88% do total dos infectados. O próximo boletim da dengue será divulgado pela Sesa na próxima quinta-feira.

Informações Jornal O Paraná

0 comentários:

Postar um comentário

 
Missal em Foco © 2011 | Designed by Interline Cruises, in collaboration with Interline Discounts, Travel Tips and Movie Tickets