Na manhã dessa sexta-feira (20), a população de Santa Helena que passou próximo a Igreja Católica (Matriz) pode verificar uma pichação na parede.
Vândalos picharam com frases e imagens o local onde centenas de católicos do município celebram e fazem suas orações.
A situação é constrangedora e possivelmente alguma providência deve ser tomada nas próximas horas. A Polícia Militar esteve no local e está investigando os fatos.
De acordo com publicação feita no site FocoSH os padres não quiseram gravar entrevista para Rádio local, mas emitiram uma nota sobre os fatos que chocaram os religiosos de Santa Helena.
Confira a nota na íntegra:
DIOCESE DE FOZ DO IGUAÇU
PARÓQUIA SANTO ANTONIO – SANTA HELENA/PR
“Ame o Senhor, seu Deus, com todo o seu coração, com toda a sua alma, com toda a
sua força e com toda a sua mente; e ao seu próximo como a si mesmo”. (Lc 10,27)
A legislação brasileira dá o direito de expressão a todos os cidadãos, mas também exige respeito pelo patrimônio alheio, inclusive criminalizando atos de vandalismo e pichação.
Nesta manhã de sexta-feira os católicos de Santa Helena e porque não dizer, todas as pessoas de boa vontade, ao passarem pela Igreja Matriz Santo Antonio manifestam profunda indignação, reprovação e sentem-se ofendidos pelos atos de vandalismo que aconteceram ao longo desta noite de quinta para sexta, quando alguns elementos picharam a parede lateral da Igreja com ofensas à religião e a Deus.
Esses atos são considerados uma blasfêmia (do dicionário: 1. Ultraje a algo considerado sagrado, a uma divindade ou religião; 2. Palavras ofensivas e insultantes
contra uma pessoa ou um objeto dignos de respeito).
Portanto, como Igreja Católica afirmamos:
1. A atitude dessas pessoas foi uma blasfêmia contra Deus, o criador de todas as coisas, e contra os católicos que usam este templo sagrado para as celebrações sagradas da comunidade e para seu encontro pessoal com Deus;
2. Como crime previsto na legislação, exigimos que as autoridades competentes investiguem o caso e dêem respostas a toda comunidade santa-helenense;
3. Esses fatos, como vários outros que tem sido corriqueiros em nossa cidade, são as consequências de uma sociedade que deixou os valores fundamentais de lado:
valores da vida, do respeito ao próximo, da família, do amor a Deus;
4. Quando o ser humano é desumanizado naquilo que lhe é mais precioso – “ser imagem e semelhança de Deus” (Gn 1,26) qualquer ideologia: do poder, do dinheiro, da vaidade, do anárquico se avultam;
Por isso é urgente que a sociedade, a igreja, as famílias, os responsáveis pelos poderes públicos, os educadores de nossas instituições assumam esse papel de formadores da vida e das pessoas no cuidado dos valores que são fundamentais a todos: a vida, o ser humano em todas as suas dimensões, a liberdade religiosa e o respeito às manifestações de fé.
Santa Helena, 20 de abril de 2012.
Padres da paróquia e Conselho Pastoral.
Paróquia Santo Antonio – Santa Helena
R. Argentina 1320, Centro
CEP 85892-000
Tel. (45)32681487
Foto: Focosh
0 comentários:
Postar um comentário