As atividades lúdicas devem ser vivenciadas pelos educadores e educandos. É um ingrediente indispensável no relacionamento entre as pessoas, bem como uma possibilidade para a imaginação, criatividade e construção do conhecimento.
Quando a criança ou jovem brinca, demonstra prazer e alegria em aprender. As cantigas consistem em um importante gênero textual que possibilita infinitas atividades lúdicas, bem como a aquisição de conhecimentos historicamente acumulados.
Foi assim que, partindo da cantiga popular A GALINHA DO VIZINHO que os alunos do 2º ano “A” orientados pela professora Rafaela Mayer Klein, construíram o conceito de número, sequência numérica, ordem crescente e decrescente, antecessor e sucessor, agrupamentos pares e ímpares, adição e subtração.
Em um primeiro momento com a confecção de um cartaz com a cantiga original e em um segundo momento criando uma paródia com o título A GALINHA MALUQUINHA.
Na prática em grupo e cada um com seu material confeccionado pela professora os alunos vivenciaram problemas, usando os ovos enumerados para desenvolver as ideias matemáticas acima citadas.
Para a professora e alunos a atividade foi de grande valia e contribuiu imensamente para a construção de conceitos importantes para o desenvolvimento do raciocínio lógico.
A atividade contou também com o apoio dos pais que foram informados sobre as atividades desenvolvidas com a cantiga e continuaram estimulando seus filhos com o material concreto enviado para cada um.
Professora Rafaela
Professora Rafaela
Parabéns pelo trabalho Professora Rafaela Mayer Klein!!! Tenho certeza de que desta maneira, integrando o lúdico ao trabalho pedagógico as crianças aprendem com mais alegria e entusiasmo, além de guardarem positivamente estes momentos na memória. Isso é aprendizagem significativa, participativa, colaborativa...
Continue usando sempre mais a criatividade em suas aulas garantindo assim a efetivação da aprendizagem de seus educandos. Parabéns!
Fabiana Mayer Klein