O governador Beto Richa sancionou, nesta quarta-feira (22), o projeto de lei que concede o aumento de 31,73 por cento no vencimento dos professores das instituições estaduais de ensino superior. A medida altera a lei de número 15.944. A aplicação do reajuste será realizada em quatro parcelas anuais de pouco mais de 7,14 por cento, sendo que a primeira vai ser aplicada na folha de pagamentos de outubro desde ano.
As demais serão aplicadas no mesmo mês do ano que vem, de 2014 e de 2015, independentemente das recomposições salariais normais do funcionalismo estadual. Beto Richa afirmou que o governo do estado atendeu integralmente ao pleito dos professores e sindicatos e espera que o indicativo de greve da categoria seja suspenso. O reajuste faz parte do plano de equiparação salarial do corpo docente com o quadro técnico das universidades estaduais.
Para o secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Alípio Leal, o indicativo de greve da categoria é uma precipitação da classe. O sistema de ensino superior público do Paraná é formado por sete universidades estaduais com mais de 120 mil acadêmicos nos cursos presenciais e à distância.
Representa hoje um orçamento de aproximadamente um bilhão e trezentos milhões de reais por ano, inteiramente custeado pelo Governo do Estado, embora constitucionalmente o ensino superior seja de responsabilidade do Governo Federal.
AEN
(Repórter: Priscila Paganotto)
0 comentários:
Postar um comentário