No início deste mês de agosto, equipes das Secretarias de Planejamento (responsável pela parte técnica) e Finanças (responsável pela parte financeira) da Prefeitura de Missal, realizaram reuniões com os moradores do Bairro Renascer (Novo) e do Loteamento Kotz (Bairro São Francisco), para apresentar os valores referentes a contribuição de melhoria para a execução das obras de calçamento das ruas, meio fio, galerias de águas pluviais e passeio público.
Investimento
No Loteamento Kotz o investimento total nas obras será de R$ 482.979,92, e beneficiará 50 famílias. No Bairro Renascer serão investidos R$ 414.878,60, beneficiando 86 famílias.
Solução
Devido ao alto valor dos investimentos e pelo tipo de obra não existe verba a fundo perdido, tentativa feita por diversas vezes pela prefeitura junto a diferentes órgãos dos governos Estadual e Federal, por isso a necessidade do município contrair financiamento junto a Agencia de Fomento do Paraná.
Adesão e surpresa com o custo
Todos os moradores do Renascer Novo e Kotz aderiram antes mesmo de ser definido o custo total das obras, porém tinham uma grande expectativa com relação ao valor que deveria ser pago e, para a surpresa de todos o valor ficou abaixo da expectativa. “Nossa, o que vamos pagar é menos que a metade da valorização que nossos terrenos terão”, afirmaram muitos após verificar o valor total e o número de prestações.
Porém a maioria ressaltou que mais importante que o valor gasto e a valorização dos terrenos é que problemas como poeira e barro - em alguns casos até inundação de casas quando a chuva é muita -, deixarão de existir. “Só o que vou economizar com água e sabão, e a lavagem do carro por causa do barro, dá para pagar a prestação”, comentou um morador do Bairro Renascer.
A primeira prestação da contribuição de melhoria só será cobrada depois da obra concluída.
O Loteamento Kotz foi aprovado em 1996 e desde então seus moradores queriam as obras que agora serão realizadas. O Bairro Renascer Novo, existe desde 2005.
Início da obra
Na semana passada a Agencia de Fomento do Paraná homologou as licitações, sendo que a assinatura dos contratos com as empreiteiras vencedoras das licitações deverá acontecer nesta semana.
Já o início das obras está previsto para meados do próximo mês de setembro, sendo que a conclusão, em condições normais é de seis meses - muitos dias seguidos de chuva, por exemplo, poderão atrasar a entrega das obras.
Assessoria
0 comentários:
Postar um comentário