Dia 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra, alunos da Escola Estadual do Campo Tancredo Neves comemoram com leituras e reflexões sobre a data que foi estabelecida pelo projeto de Lei Nº 10639/03. Foi escolhida a data de 20 de novembro, pois foi neste dia, no ano de 1695, que morreu Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares. Zumbi morreu em combate defendendo a cultura e a liberdade do seu povo.
A criação desta data foi importante, porque serve como um momento de reflexão sobre a importância da cultura e do povo africano na formação da cultura nacional. Vale lembrar que passos importantes estão sendo tomados nas escolas, pois já é obrigatória a inclusão de disciplinas e conteúdos que visam estudar a história da África e a cultura afro-brasileira.
Alunos da Escola tiveram a oportunidade de assistir duas apresentações da Companhia Municipal de Dança, uma dança indígena e outra africana, pois no decorrer do ano letivo o grupo de professores trabalhou a Diversidade Cultural.
0 comentários:
Postar um comentário