Atualmente temas
como alfabetização e letramento vêm sendo cada vez mais estudados por
educadores/professores e colocados em prática nas escolas. É sabido que a
alfabetização mecânica onde mostrava-se o conjunto de letras sem significado e
dissociadas do contexto social não é mais interessante e adequado no momento em
que nos encontramos.
Alfabetizar é muito mais, pois
esta diretamente ligado ao letramento que ocorre quando a criança além de saber
ler e escrever compreende e sabe fazer o
uso efetivo e autônomo da língua escrita em práticas sociais diversificadas. De
acordo com Soares (2002) letramento e alfabetização se somam, pois a criança além de saber ler e escrever deve
saber fazer uso socialmente da escrita e da leitura sendo que o ideal é
alfabetizar letrando, o que significa orientar a criança para que ela aprenda a
ler e a escrever levando-a a conviver com práticas reais da leitura e da
escrita; utilizando-se de todo tipo de material de leitura que circula na
escola e na sociedade.
Pensando dessa forma os alunos
do 2º ano “B” mediados pela professora Fabiana Mayer Klein realizaram diversas
práticas educativas promovendo o letramento e a alfabetização. As atividades
envolveram diversos conteúdos e disciplinas escolares e as crianças realmente
aprenderam brincando e entenderam o contexto social onde os gêneros textuais se
fazem presente bem como o significado das letras e palavras dos mesmos.
A turma encerra este semestre
com praticamente todos os alunos alfabetizados e letrados, entendo que este processo
é eterno, pois estamos a todo o momento tendo que nos adequar a diferentes
tipos de leitura e escrita, refletindo e atuando diante delas.
De acordo com a professora
Fabiana os alunos estão com grande expectativa pelo segundo semestre que
promete ser ainda melhor que o primeiro.
0 comentários:
Postar um comentário