Em sessão solene realizada na noite de sexta-feira (5), a Câmara Municipal de Vereadores de Missal procedeu a entrega do Título de Cidadão Honorário de Missal ao deputado federal Eduardo Sciarra (PSD). A honraria foi concedida ao deputado através da Lei número 1.133, de 13 de junho 2013, apresentada pelo vereador Vanderlei Gilmar Baum, aprovada por unanimidade e sancionada pelo prefeito Adilto Luis Ferrari.
A sessão solene foi realizada na Assemi e contou com a presença dos vereadores, prefeito Ferrari, deputado Sciarra, secretário de Esportes do Paraná - representando o governador Beto Richa -, Evandro Rogério Roman, autoridades municipais e regionais, além de grande público.
Retribuição
Ao fazer uso da palavra o vereador Vanderlei Gilmar Baum, autor da proposição da honraria ao deputado Sciarra, disse da satisfação em conceder o titulo de cidadão honorário ao mesmo, e lembrou que na eleição de 2002 o PFL (hoje DEM), apoiou o candidato Werner Wanderer, que não se elegeu. “Tínhamos como representante do partido, na Câmara Federal o Werner Wanderer e, como este não se elegeu, o grupo político ficou órfão a nível federal. Uma comissão do partido, em meados de 2003, procurou o deputado Eduardo Sciarra, que havia feito 12 votos em Missal, que prontamente atendeu e, de lá para cá só tem ajudado nosso município, por isso esse título é merecido”.
O vereador Vanderlei, que também é presidente do PSD em Missal, concluiu afirmando que além do título de cidadão honorário “queremos retribuir o trabalho do deputado Sciarra nas urnas”.
Pessoa íntegra
O secretário de Estado do Esporte, Evandro Rogério Roman, parabenizou o vereador Vanderlei pelo ato e ressaltou que do deputado Sciarra é uma pessoa íntegra, de valores e princípios retos. “Quando recebi o convite para integrar o PSD, manifestei ao governador Beto Richa que estava indo para o lugar que realmente queria estar, pelo comando e estrutura. O Sciarra tem linha de comando, não de imposição, onde prevalece a vontade do grupo”.
Título merecido
“Quando procuramos o deputado Sciarra, em 2003, ele já começou a somar pontos”, a afirmação do prefeito Adilto Luis Ferrari, que enumerou as emendas apresentadas em favor do município de Missal pelo deputado Sciarra, demonstram o respeito do grupo por ele. Desde 2004, além de defender os interesses dos mais diferentes setores na Câmara Federal, o deputado concretizou, através de emendas, o investimento de mais de R$ 2 milhões em recursos federais para o município de Missal.
“Este título é merecido, pois o Sciarra defende todas as classes, com ênfase a agricultura e demais setores produtivos, sempre foi bem vindo em Missal, e agora ainda mais, pois é um cidadão missalense”.
Tempo de agradecer
O presidente da Câmara de Vereadores, Nelson Fernandes dos Santos, afirmou que “a palavra de Deus diz ‘honra a quem tem honra’, o que quer dizer que o deputado Sciarra está sendo agraciado com esta honraria porque merece, e tem provado ao longo do tempo através do trabalho por Missal, pelo Paraná e pelo Brasil. Nós não poderíamos deixar de homenagea-lo. Agora é a hora, é tempo de agradecer, e esta das formas de fazer isso”, concluiu.
Agradecimento
“Esta honraria vai ficar guardada no peito de forma especial, pois é uma homenagem de um povo que eu quero bem. Missal se tornou, ao longo do tempo, um daqueles lugares que além de companheiros políticos, temos amigos. Temos vivido momentos alegres e felizes com os missalenses”, afirmou, emocionado o deputado federal Eduardo Sciarra, ao iniciar seu pronunciamento.
Ao se dirigir ao vereador Vanderlei, disse: ”você propôs o título e estou muito feliz mesmo, é algo sincero. Muito obrigado a todos os vereadores e ao prefeito Ferrari pela sanção do projeto”.
O deputado Sciarra lembrou que “a classe política tem sido crucificada pela população, que tem razão, porque muitos políticos não honram o mandato que recebem da população, isso em todos os níveis. Mas também não podemos generalizar, pois há políticos que honram o mandato e trabalham em prol da população que os elegeu”.
Ele lembrou ainda que no Congresso Nacional, ao longo dos seus mandatos, houveram embates importantes, fundamentais para o país, como alguns recentes, entre eles o Código Florestal. “Não tenho terras, não sou produtor rural, mas sou grande defensor de quem produz. Este é o Brasil real, aquele que produz, e a boa política é esta, defender quem produz. Fazer política é ouvir e defender os anseios da população”.
“Muito obrigado de coração, sou eternamente grato a população de Missal”, concluiu o deputado federal Eduardo Sciarra.
Eduardo Sciarra
Deputado federal em terceiro mandato, Eduardo Sciarra é hoje presidente do Partido Social Democrático (PSD) no Paraná e líder da bancada na Câmara dos Deputados. Também é vice presidente da Executiva Nacional e coordenador temático de Infraestrutura e Energia do Espaço Democrático, fundação do PSD para estudos e formação política.
Eduardo Sciarra nasceu em Londrina em 1952. Graduado em engenharia civil pela Fundação Álvares Penteado - FAAP - em São Paulo, se estabelecendo a seguir em Cascavel. Aí fundou sua empresa no setor da construção civil e sempre esteve engajado com o desenvolvimento econômico da região atuando em diversas associações e sindicatos.
Iniciou carreira como líder classista ao 27 anos, sendo eleito presidente do CREA-Cascavel. Em seguida foi presidente da Associação Comercial e Industrial de Cascavel, do Sindicato da Indústria da Construção Civil - Sinduscon Oestee da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Cascavel. Foi também presidente da Fundação Paranaense para o Desenvolvimento Tecnológico da Indústria da Construção - Fundatec - e vice-presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção - CBIC, além de conselheiro do CREA-PR. Sua incessante atuação pelo desenvolvimento regional o posiciona como uma liderança política importante e em 1998 assume o cargo de Secretário da Indústria, Comércio e Turismo do Paraná.
Casado com Rosilene de Godoy desde 1981, pai de Fernando e Franco.
Mandatos
Em 2002 foi eleito deputado federal com 81.553 votos, foi reeleito em 2006 com 85.197 votos e novamente em 2010, com 102.232 votos. No Congresso Nacional, foi presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Infraestrutura Nacional e da Comissão de Desenvolvimento Urbano. É ainda membro da Comissão de Minas e Energia e da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural.
Sua atuação parlamentar tem sido marcada pela defesa dos grandes projetos de desenvolvimento e infraestrutura no Paraná e no Brasil, apoiando os investimentos em logística, energia, saneamento, portos e aeroportos. Aponta as Parcerias Público-Privadas (PPPs) como alternativa para o financiamento dessas grandes obras no país.
É reconhecido pela veemente defesa de causas pontuais e macroeconômicas do desenvolvimento rural e do agronegócio como base da economia brasileira. O empreendedorismo também tem sido um dos focos de sua atuação parlamentar, apoiando o micro e pequeno empresário e o microempreendedor individual. Foi autor do projeto de Lei que criou a figura jurídica do Empreendedor Individual de Responsabilidade Ltda (EIRELI), sancionada pela presidente Dilma em 2011.
Tem atuado como presidente ou relator em dezenas de Comissões Permanentes e Especiais da Câmara dos Deputados, como as da implantação de novos Tribunais Regionais Federais (TRFs), do Desenvolvimento Urbano (que criou o Plano Nacional de Mobilidade Urbana), da criação da Estrada-Parque do Caminho do Colono e da Constituição, Justiça e da Cidadania (CCJC), entre outras. As emendas ao orçamento apresentadas em dez anos beneficiaram dezenas de municípios paranaenses em obras e serviços, como unidades de saúde, instalações esportivas, estradas rurais, asfaltamento urbano, saneamento e incentivos ao pequeno agricultor.
0 comentários:
Postar um comentário