O secretário de Estado da Saúde, Michele Caputo Neto, participa do lançamento da campanha nacional de vacinação contra a poliomielite neste sábado (23), às dez e meia da manhã, na Boca Maldita, em Curitiba. Segundo a secretaria da Saúde, a meta do Paraná é imunizar 690 mil crianças menores de cinco anos, o que representa 95% do público alvo.
A vacina estará disponível em todas as unidades de saúde do Estado, e em unidades volantes, como mercados, praças e shoppings, estruturadas pelos municípios. No ano passado os índices de vacinação atingiram 102% na primeira etapa e 100% na segunda etapa.
De acordo com Sezifredo Paz, superintendente de vigilância em Saúde do Paraná, a poliomielite foi erradicada no Brasil devido às campanhas de vacinação realizadas desde a década de 80. No entanto, ele ressalta que ainda há registros da doença em outros países, por isso a necessidade de manter a atenção.
Por decisão do Ministério da Saúde, este ano as duas doses da gotinha serão ofertadas em apenas uma etapa. A vacina é para todas as crianças menores de cinco anos. A campanha segue até o dia 16 de julho.
Poliomielite
A poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, é uma doença infecto-contagiosa viral aguda que atinge, principalmente, crianças de até 5 anos. O vírus é transmitido principalmente pela boca. A falta de higiene e de saneamento nas moradias, e a concentração de muitas crianças em um mesmo local, favorecem a transmissão.
AEN
(Repórter: Fernando Lopes)
0 comentários:
Postar um comentário