O Governo do Estado vai investir cento e trinta e sete milhões e quinhentos mil reais (R$137.500.000,00) na compra de 1.255 veículos para a Secretaria de Segurança Pública. A autorização para abertura da licitação foi assinada pelo governador Beto Richa na última sexta-feira (22). De acordo com Beto Richa, as ações para melhorar as condições da segurança, estão acontecendo em todo o estado.
O edital de licitação deve ser lançado nos próximos dias pela Secretaria da Administração e Previdência. Serão adquiridos veículos leves e médios, além de furgões, todos com tecnologia embarcada. As novas viaturas vão ajudar a recompor a frota e também serão usadas nos módulos móveis, que são unidades formadas por um furgão, viatura e duas motocicletas.
Ele ressalta que a autorização para a compra de viaturas é mais um passo para consolidar o programa Paraná Seguro. Segundo Reinaldo de Almeida César, a contratação de 3.120 policiais, integrados ao sistema de segurança em maio, foi outra medida relevante para dar suporte ao combate à criminalidade.
O secretário lembrou também que o governador Beto Richa autorizou a implantação de novos batalhões da Polícia Militar. O Batalhão de Fronteira será instalado em Marechal Cândido Rondon e será uma unidade de elite da PM, com foco na repressão aos crimes de tráfico de drogas, armas e munições, na fronteira do Estado. Outra unidade ficará no bairro Cidade Industrial de Curitiba, onde vivem mais de 200 mil pessoas, e uma terceira vai ser instalada em Colombo.
Mais efetivo policial
A meta é contratar 10 mil novos policiais civis e militares e bombeiros nos próximos três anos. Outras medidas destacadas por ele são: o concurso público para contratação de 400 delegados; e a implantação do pagamento da remuneração dos policiais por subsídio.
Estrutura policial
Almeida César ressaltou que o governo também criou o Fundo Estadual de Segurança Pública para dar suporte às ações do Paraná Seguro. Até 2014, o programa estabelece a criação de 400 módulos policiais móveis. Além disso, o plano contempla a construção de 95 novas delegacias e a instalação de cinco bases de helicóptero para ações de socorro, resgate, polícia e fiscalização.
A primeira base será instalada em Londrina, no mês quer vem. Outra meta do governo é acabar com a superpopulação de presos em carceragens de delegacias. Para dar suporte às transferências, o Paraná terá mais 14 estabelecimentos penais.
AEN
(Repórter: Juliane Silva)
0 comentários:
Postar um comentário