Em entrevista ao programa Contraponto desta segunda-feira (18), o enfermeiro da Vigilância Sanitária, Roberto Doldan, informou que Foz do Iguaçu registrou o primeiro caso de Gripe A do ano. O homem infectado pelo vírus é morador e não saiu da cidade nos últimos meses, significando que o vírus está circulando pela região.
Segundo Doldan, a doença foi descoberta após a pessoa procurar atendimento na Unidade de Pronto Atendimento - UPA 24h - no último dia 10 de junho, onde uma mostra das secreções foi colhida e enviada para analise, confirmando a doença. O homem foi medicado e não precisou ser internado. De acordo com as últimas informações o paciente passa bem.
"No inverno devido ao comportamento das pessoas, a propagação da doença é maior. A população se descuidou após a pandemia de 2009", disse o enfermeiro, explicando que não existe muita diferença entre os sintomas da gripe comum (sazonal) e a Gripe A. O conselho é que a pessoa procure atendimento médico ainda nos primeiros sintomas. "A auto-medicação só mascara a doença", afirma.
Com o caso de Foz do Iguaçu, o Estado do Paraná já registrou entre os meses de janeiro e junho, 66 infectados pela doença, sendo cinco mortos em 21 municípios. A orientação é que as pessoas com febre, acompanhada tosse ou dor de garganta, procurem uma unidade de atendimento.
Redação: Rádio Cultura Foz
0 comentários:
Postar um comentário