O secretário estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Jonel Iurk, afirmou nesta terça-feira (19), no Rio de Janeiro, que o governo do Paraná tem como meta recuperar até um milhão de hectares de florestas nativas nos próximos 20 anos. Ele destacou que o Estado vem adotando medidas inovadoras para a conservação das riquezas naturais e que o trabalho foi reforçado com o lançamento do programa Bioclima Paraná.
Jonel Iurk participou do painel “Casos de Sucesso na Economia Verde - Ecossistemas, Florestas e Água”. O painel fez parte da programação da Cúpula Mundial dos Estados e Regiões, um dos eventos da Rio+20.
Segundo Jonel Iurk, a intenção do Paraná é promover incentivos econômicos inovadores, com ênfase ao Pagamento por Serviços Ambientais, de forma a contribuir para a conservação e uso sustentável da biodiversidade.
Outra meta a ser atingida, segundo o secretário, é a de aportar recursos financeiros de fontes nacionais e internacionais para a execução do Programa Bioclima Paraná, dando prioridade ao estabelecimento de processos de gestão integrada em áreas prioritárias para conservação do Bioma Mata Atlântica. Ele citou também a política de diminuição da emissão de gases de efeito estufa, previsto no Bioclima Paraná.
O secretário Jonel Iurk ainda divulgou que no próximo ano, o Estado vai ampliar o monitoramento da qualidade do ar do território paranaense. Outra medida apresentada pelo secretário foi a implantação dos Comitês de Bacias Hidrográficas do Paraná.
Atualmente, o Estado possui oito comitês, e segundo Jonel Iurk, podem ser instituídos 12. Ele ressaltou que os comitês são instrumentos de planejamento para ações futuras de preservação dos recursos hídricos paranaenses.
AEN
(Repórter: Jurandir Ambonatti)
0 comentários:
Postar um comentário