A falta de água potável para mais de 250 famílias dos Assentamentos Formiga e Andreolla, está com os dias contados. Na última segunda-feira (02) a prefeitura de Missal e Sanepar, iniciaram a obra de instalação da Rede de Abastecimento de Água.
ObraA obra prevê o assentamento de 33 mil metros de tubulação, construção de elevatórias de água e reservatório. A comunidade da Formiga, onde mora a maior parte das famílias beneficiadas está localizada no município de Missal. Já a comunidade Andreolla que abriga cerca de 40 famílias está localizada no município de Ramilândia. Um convênio firmado entre os dois municípios vai permitir o beneficio aos moradores das duas localidades. O poço de 154 metros de profundidade, que foi perfurado já em 2009, tem capacidade de produzir 50 mil litros por hora, o que vai garantir tranquilidade para todos os moradores.
A complexidade de implantação do sistema, as características, dimensionamento e extensão da tubulação, além do número de famílias atendidas fazem deste programa o maior em desenvolvimento na região. “Poucos locais contam com as condições de abastecimento a ser implantadas nestas duas localidades”, diz o gerente geral da Sanepar para as regiões Sudoeste e Oeste, Renato Mayer Bueno.
O prefeito de Missal, Adilto Ferrari, lembrou do esforço e do empenho da prefeitura em conquistar o benefício. “É um trabalho que começou em 2009. Depois de tantas negativas, finalmente conseguimos junto ao Governo do Estado e a Sanepar trazer água tratada na quantidade e qualidade que a comunidade merece”, destacou.
Programa
Programa
O Programa de Saneamento Rural, executado em parceria entre o Governo do Estado, Sanepar, Prefeituras e as comunidades, fornece condições e qualidade de vida para permanência do homem no campo. O Estado garante os recursos ao Programa.
Os projetos, materiais, a fiscalização e as orientações técnicas ficam a cargo da Sanepar. Além disso, a Companhia faz todo o levantamento e acompanhamento socioambiental. As prefeituras cuidam dos processos legais da área e fornecem a mão-de-obra para a implantação das redes de distribuição de água. Cabe à comunidade o gerenciamento do empreendimento, após a conclusão das obras.
Assessoria
0 comentários:
Postar um comentário