Na segunda-feira (23) aconteceu a Audiência Pública para apresentação da revisão do Plano Municipal de gestão dos resíduos sólidos no município. O evento aconteceu à noite na Câmara de Vereadores de Missal. Cerca de 50 pessoas participaram do evento.
Foi apresentado, na oportunidade, todo o planejamento, operacionalização visando melhorias no futuro, tendo como objetivo principal a redução de geração e objetivo final da melhoria da qualidade de vida da população e a proteção ambiental.
Segundo o diretor de meio ambiente de Missal, Rafael Mognol, a participação foi muito boa. “A audiência serve justamente pra apresentar algo para a população e é a chance das pessoas opinarem e decidir sobre o assunto discutido”, acrescenta.
Propostas
Os presentes puderam ter informações sobre a situação do município a partir de um diagnóstico local. Foram apresentadas metas e medidas, propondo alterações onde necessárias para promover a mudança de comportamento dos cidadãos.
Entre as propostas estão:
Gerar menos resíduos e adotar estratégias de coleta seletiva visando o comprometimento individual e coletivo;
Formar e capacitar o cidadão para práticas conscientes de sustentabilidade;
Promover a educação ambiental e fomentar o espírito de colaboração em torno de temas sócio-ambientais.
Metas comprometidas com o desenvolvimento ambiental, econômico e social e a busca contínua a redução, reuso e reciclagem dos resíduos, como também acondicionamento, transporte e destinação final;
Redução de custos municipais com serviços de coleta, limpeza e destinação adequadamente planejados e gerenciados.
As propostas e metas foram aprovadas, e serão disponibilizadas ao órgão licenciador do SISNAMA (conforme decreto federal 7404/2010) e às demais autoridades competentes, consoante as regras estabelecidas pelo órgão coordenador do SINIR, por meio eletrônico.
Assessoria
0 comentários:
Postar um comentário