Operação Verão ja iniciou no Paraná

domingo, 18 de dezembro de 2011

A Operação Verão 2011/2012 conta com 158 policiais civis, que, a partir de sexta-feira (16), estão prestando serviços no litoral e nas praias artificiais do oeste do Paraná. Com o acréscimo de servidores que passarão a compor o efetivo nas praias, o número de policiais civis no litoral deve triplicar no período de férias. A ideia é atender a demanda de ocorrências que, proporcionalmente, tende a aumentar nas regiões de balneários durante o verão.


"Nós reforçaremos todas as delegacias do litoral, desde Morretes, Antonina até Guaratuba, visando uma melhor recepção das ocorrências, dos flagrantes e também investigações em cima de casos criminosos que venham a acontecer e que venham a ser registrados", explica o delegado-geral, Marcus Vinícius Michelotto.
Nos pouco mais de dois meses de operação, aos finais de semana, de quinta-feira a domingo, serão realizadas ações de unidades especializadas como o Departamento Estadual de Investigações Sobre Narcóticos (Denarc), o Tático Integrado de Grupos de Repressão Especial (Tigre) e o Centro de OperaçõesPoliciais Especiais (Cope).

Michelotto ressalta que as ações da Polícia Civil terão foco no conceito de instituição cidadão. É um trabalho difícil, porque nós trabalhamos 90% com pessoas de bem e que acabam por exagerar durante o verão. Então nós temos a visão de polícia civil cidadã, que é implementada a esse governo", conclui.

Segundo o coordenador geral da Operação Verão, Luiz Carlos de Oliveira, o aumento populacional no litoral, com o desembarque de veranistas, exige uma atenção maior com relação à segurança no período. Oliveira explica que o objetivo da operação também é inibir atividades criminosas, além de garantir a segurança de turistas e moradores do litoral paranaense durante o veraneio. "O reforço na estrutura nos permitirá atender melhor a população que vaiprestigiar o litoral do Paraná. É importante dizer para os turistas que vãoprestigiar o litoral do nosso Estado, que a segurança deles é a nossa obrigação", completa o delegado.

Estrutura

Além dos policiais lotados naquela região, durante a operação o litoral passará a contar com mais 12 delegados, 33 escrivães, 72 investigadores e dois papiloscopistas. Há ainda uma coordenação local composta por 15 servidores.

Já a região oeste passa contar com mais 26 policiais. Assim, para cada região atendida, serão acrescidos dois delegados, dois escrivães e nove investigadores, num total de 13 servidores. A região contará ainda com o apoio de três viaturas caracterizadas e outra descaracterizada.

Para este ano, a operação foi dividida em dois períodos, sendo o primeiro de 16 de dezembro a 21 de janeiro e o segundo de 21 de janeiro a 26 de fevereiro. De acordo com Oliveira, os servidores destacados para a Operação Verão participarão de ações conjuntas com a Polícia Militar nos balneários, nos pontos turísticos, em reservas florestais e nas rodovias.

Além da coordenação do delegado Luiz Carlos de Oliveira, a Operação Verão2011/2012 terá supervisão geral do delegado-geral do Departamento da Polícia Civil. A coordenação operacional da Costa Leste fica sob responsabilidade do delegado-chefe da 1ª Subdivisão Policial de Paranaguá Miguel Marcelo César Stadler . Já a coordenação operacional da Costa Oeste I, será exercida pelo delegado-chefe da 20ª Subdivisão Policial de Toledo, Antonio Donizete Botelho.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Missal em Foco © 2011 | Designed by Interline Cruises, in collaboration with Interline Discounts, Travel Tips and Movie Tickets