Secretário de Indústria, Comércio e Turismo avalia os trabalhos na Câmara de Vereadores

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

O secretário de Indústria, Comércio e Turismo de Missal, Lírio Liotto, apresentou um balanço dos trabalhos desenvolvidos pela secretaria no ano de 2011. A avaliação foi feita na tribuna da Câmara de Vereadores, na 37º Sessão Ordinária. O relatório completo está disponível no “Portal da Transparência” e não é mais apresentado mensalmente aos vereadores.

Terminal Turístico

A temporada 2011/2012 terá início no domingo, dia 18. Os preços serão os mesmos praticados na temporada passada. A limpeza da praia foi terceirizada e não será mais cobrada a taxa. A entrada dos veranistas também é gratuita. “Também, a partir do dia 18, nós teremos a presença, durante 90 dias, do Corpo de Bombeiros e dos salva-vidas. Nos finais de semana e feriados, haverá uma ambulância com enfermeira”, informa Liotto.
Algumas melhorias foram realizadas na praia. O acesso a praia foi melhorado, através da operação tapa-buracos. Outros pontos, como o atracadouro, também foram reformados. A areia nova já foi espalhada na praia e as instalações elétricas reestruturadas. “Na questão do lazer, já solicitamos a liberação do Instituto das Águas. E eles nos exigiram mais alguns projetos, na questão de tratamento de resíduos dos banheiros e da lanchonete”. Os projetos já foram protocolados e a secretaria está aguardando a liberação.

Turismo

Este ano, os investimentos do turismo foram voltados às agroindústrias. Vários cursos foram ministrados ao longo do ano para melhorar a qualidade de atendimento. “Também trabalhamos a questão das caminhadas. Este ano realizamos duas caminhadas que fazem parte do calendário turístico do município”, destaca o secretário.
Cada vereador recebeu o calendário de eventos de 2012, junto com o mapa turístico do município. Lírio pediu que, quando os vereadores viajassem, levassem junto o mapa para divulgar os atrativos de Missal.
O Vereador Nelson Fernandes, ao usar a tribuna, comentou sobre esse pedido. “É uma lei de minha autoria, aprovada da Legislatura passada, recomendando para que todos que viajassem, com recursos do município, levassem um folder. E não apenas os vereadores. Todas as pessoas, da administração, que viajam recebendo diárias, deveriam fazer isso, levar um folder e fazer o comercial do nosso município. Não é um comercial do Ferrari ou do prefeito que passou. Mas sim, de Missal. Do nosso município. A lei não pode ser obrigatória. Mas recomenda isso”.

Agência do Trabalhador

Em 2011, segundo dados do CAGED, Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, o município de Missal conseguiu gerar 533 empregos com carteira assinada. “Isso é resultado de um trabalho realizado junto às empresas”. O secretário destacou que esses empregos não aconteceram todos em Missal. “São pessoas de Missal que hoje tem emprego com carteira assinada”.
Outro dado apresentado na tribuna foi o Índice Municipal de Desenvolvimento da Pequena Empresa. “Em 2010, nós ocupávamos a 180º posição. Este ano subimos para a 141º posição”. Esse índice abrange os 399 municípios do Paraná. 
Vários documentos foram emitidos: 455 carteiras de identidade, 278 carteiras de trabalho e 495 seguros desempregos. “Lembrando que até o mês de agosto, o município de Itaipulândia também mandava para a secretaria os seguros desempregos, pois aquele município ainda não tinha a agência do trabalhador”. Após a criação da Agência no município vizinho, a demanda de Missal diminuiu.

Escola de Capacitação

Neste ano, a Escola de Capacitação ofereceu 42 cursos, com cerca de 600 participantes. Os cursos aconteceram no centro e nas comunidades do interior.

Demais setores

Muitos prejuízos foram contabilizados após o vendaval que atingiu o município. Um dos locais afetados é o Centro de Eventos de Missal. “Estamos aguardando a liberação do seguro para fazer os reparos necessários na estrutura”, lembra Lírio.
Na sala do empreendedor, 75 micro-empresários foram formalizados. No Banco Social, foram liberados recursos para 15 empresas, com juro de 1,64% e até 26 meses para pagar o investimento. No FUNDEMIS, 20 pequenas empresas foram atendidas. Na questão das concessões, “nós fizemos concessões de maquinas com a funilaria, vidraçaria e marcenaria”, afirma o secretário.
Sobre a fábrica de facas, que retornou a Matelândia, município de origem, Liotto anunciou que “outra fábrica já está ocupando o barracão. Os dois missalenses que trabalhavam na fábrica de facas já estão empregados no município, sendo que um deles está na Congel. Agora, a fábrica de costura, que estava no Bairro São Francisco, está ocupando o espaço, com 37 funcionários”. 

Daiane Staub

0 comentários:

Postar um comentário

 
Missal em Foco © 2011 | Designed by Interline Cruises, in collaboration with Interline Discounts, Travel Tips and Movie Tickets