Câmara aprova selo Árvore do Bem para Municípios receberem recursos para arborização

sexta-feira, 12 de abril de 2013


Municípios com uma árvore por  habitante poderão ter recursos federais para investir em arborização. A  proposta que foi aprovada em caráter conclusivo na Câmara dos Deputados pela  Comissão de Constituição e Justiça nesta quarta-feira, 10 de abril, cria o Selo Árvore do Bem.


Conforme a  proposta, a concessão do selo dará ao Município prioridade na obtenção de  recursos federais nas áreas de Saneamento, Bnfraestrutura básica, Habitação,  Saúde, Educação e Transporte.

Para  tanto, o projeto considera apenas as árvores plantadas em vias públicas, como  ruas e praças. Além disso, as espécies deverão ser preferencialmente, nativas  da região. O texto seguirá para o Senado, a menos que haja recurso para sua  análise pelo Plenário da Câmara.

        Arborização e desenvolvimento

A Confederação Nacional de Municípios  (CNM) apoia que os Municípios invistam em arborização, pois significa qualidade  de vida para os habitantes e retorno econômico com a atração de mais turistas  para a região. Um exemplo é o Município de Maringá, no Paraná, que é  considerado o mais arborizado do País. Os bairros arborizados inclusive  apresentam diferenças significativas de temperatura. Em São Paulo (SP) já foram  verificadas diferenças de temperatura de 8ºC em bairros arborizados.

De acordo  com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os domicílios  mais arborizados, com árvores em volta dos quarteirões, em calçadas ou  canteiros, com exceção de Goiânia (GO) (89,5%), estão nas regiões Sul e  Sudeste. Já nas regiões Norte e Nordeste, estão as residências em áreas menos  arborizadas. As capitais Belém, com 22,4%, e Manaus, no meio da floresta  amazônica, com 25,1%, têm os menores percentuais de arborização.

Agência CNM.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Missal em Foco © 2011 | Designed by Interline Cruises, in collaboration with Interline Discounts, Travel Tips and Movie Tickets