Missal está em epidemia de Dengue e conta com o Fumacê

sexta-feira, 12 de abril de 2013


Durante  a primeira semana do mês, de 01 a 03 de Abril de 2013, a Secretaria Municipal  de Saúde realizou o 2° Levantamento de Índice Rápido do Aedes Aegypti – LIRAa,  no Município de Missal. Obteve-se como resultado um índice de 2,5%, ou seja, encontra-se  em situação de alerta conforme preconiza o PNCD (Programa Nacional de Controle  da Dengue). Segundo este levantamento, para cada 50 imóveis, 01 apresenta focos  do mosquito transmissor da dengue.


Para  o Coordenador do PNCD de Missal “este índice não condiz com a realidade, pois  estamos em epidemia de dengue. Entretanto não quer dizer que ele esteja errado,  porque o LIRAa é um método que avalia apenas uma amostra de 10% do total de  imóveis do perímetro urbano”, exemplifica Devanir André Fappi.

Analisando  os dados obtidos com o LIRAa pode-se afirmar que os principais depósitos  predominantes com focos do Aedes Aegypti foram lixo em geral (80%) e vasos de  plantas (20%). Além disso, 80% destes focos foram encontrados no quintal ou  ainda dentro das próprias residências e, os outros 20% em terrenos baldios e  áreas desabitadas.

Em  Missal, segundo dados epidemiológicos, até a presente data tivemos 122  notificações de casos suspeitos de dengue, sendo 43 positivos, 53 negativos e  26 aguardam resultado, ou seja, estamos em epidemia de dengue. Segundo o  Ministério da Saúde a partir de 300 casos positivos para uma população de  100.000 habitantes é considerado epidemia, transcrevendo esta incidência para  Missal seriam 32 casos para 10.474 habitantes.

Como  medida emergencial, o nosso município conta com o carro fumacê. “Esta é uma  medida complementar para barrarmos a situação que enfrentamos. O fumacê opera  nos horários de 05 as 09 e das 17 às 21 horas, com intervalos de 03 a 05 dias, durante  08 semanas, sendo interrompido em casos de chuvas ou fortes ventos. Portanto,  solicita-se à população que deixe suas casas com janelas e portas abertas”,  salienta Tânia Sbabo Jank – Secretária Municipal de Saúde.

Dengue o problema é de todos e a solução  também”, conclui Fappi.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Missal em Foco © 2011 | Designed by Interline Cruises, in collaboration with Interline Discounts, Travel Tips and Movie Tickets