Secretário de Turismo do Paraná visita Missal

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013


Prefeito Ferrari busca parceria com estado para conclusão do Parque Municipal e incentivo ao Turismo Rural

Na segunda-feira, 18, o prefeito de Missal, Adilto Luiz Ferrari, recebeu, em seu gabinete, o Secretário de Turismo do Paraná, Jacksom Pitombo. A comitiva está visitando todos os municípios lindeiros, seguindo uma orientação do Governador Beto Richa, que pediu que os seus secretários estivessem junto aos municípios.
“A Secretaria de Turismo se dispôs então a fazer essa primeira incursão aqui pelos municípios da região, com o objetivo de fazer uma apresentação da Secretaria, dos seus programas, dos seus projetos e manifestar a importância da parceria com os municípios”, explica.
Para Pitombo, todos os municípios têm os seus atrativos. “O nosso papel é fazer com que os municípios identifiquem esses atrativos e os explorem no bom sentido, como também a composição dos seus conselhos municipais do turismo, os seus fundos municipais de turismo, que são realmente uma grande fonte de arrecadação de recursos. O turismo se encontra hoje no eixo do desenvolvimento econômico porque ele gera renda, gera emprego, inclusão social e, portanto, desenvolvimento”, afirmou.
Para Ferrari, a visita da comitiva é de extrema importância para o turismo local. “Foi importante a visita do secretário uma vez que ele está se colocando a nossa disposição, representando o governador Beto Richa, trazendo um pouco daquilo que o estado pretende na área do turismo”, comentou.

Lago de Itaipu

No último verão, os municípios lindeiros, principalmente Missal, sofreram com o baixo nível das águas do Lago de Itaipu, o que diminuiu o número de turistas na região, inviabilizando uma atividade turística mais forte. “Nós teremos que criar algumas alternativas. Já existem grupos estudando essas possibilidades para que possamos ter um Plano B nos casos em que São Pedro não faça parte do nosso projeto”, destacou o secretário.

Turismo Rural

Outra modalidade turística com grande potencial de crescimento em Missal é o turismo rural. Segundo Pitombo, a secretaria do estado dedica grande parte dos trabalhos para o setor.
Essa questão é alvo de muitas discussões no município de Missal. “Hoje ainda é uma coisa bastante tímida a questão do turismo. O município está integrado na Costa Oeste e estaremos apresentando alguns projetos na área de lazer para o Governo do Estado e, da mesma maneira, ao Governo Federal. Nós temos um potencial bem grande para o turismo rural com as agroindústrias por exemplo. Precisa ser algo integrado e nos estamos trabalhando essa questão”, anunciou Ferrari.

Lago Municipal
Foi iniciada, em oito (08) de novembro de 2012 a segunda etapa para a construção do Parque de Lazer do Município de Missal. A primeira etapa tratava-se das liberações ambientais. Agora estão sendo previstas a formação do lago e do caminhódromo, com o cronograma de trabalhos preestabelecidos. As máquinas já deram início aos trabalhos de escavação do lago, e concluído isso já começa a construção da pista para o caminhodromo. 
Com a visita de Pitombo, o Secretário de Indústria, Comércio e Turismo de Missal, Mauro Pauli, acredita em uma parceria para o término da obra. “Aproveitamos a oportunidade e já colocamos para o secretário a nossa necessidade de firmar uma parceria com o estado para estar viabilizando recursos para as obras no nosso Parque Municipal, que é um projeto muito amplo, de grande porte. Nós necessitamos dessas parcerias com o governo porque nos não temos hoje um orçamento suficiente na nossa secretaria para estar concluindo esse projeto. A visita do secretário abre um caminho para nós”, declarou.
       A expectativa é de que, ainda este ano, sejam feitas as galerias de água, formação do lago e caminhódromo no entorno. “Queremos fazer grande parte esse ano para que no final do ano que vem possamos pensar em liberar o acesso das pessoas ao parque”, finalizou Mauro.

Daiane Staub

0 comentários:

Postar um comentário

 
Missal em Foco © 2011 | Designed by Interline Cruises, in collaboration with Interline Discounts, Travel Tips and Movie Tickets