Igreja Católica tem juventude como tema da Campanha da Fraternidade

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013


“Eis-me aqui, envia-me” (Is 6,8) é o lema proposto

A quarta-feira de cinzas marca todos os anos o início da quaresma. Nesse período a Igreja Católica realiza a Campanha da Fraternidade, todos os anos com uma temática que faça as pessoas refletirem sobre questões sociais, mas com base nos ensinamentos cristãos. 


Nesse ano o tema envolve a juventude. O tema visa uma maior abertura da Igreja e dos vários segmentos da sociedade civil para a juventude e foi proposto justamente no ano em que o Brasil receberá milhões de jovens de mais de 190 países de todo o mundo para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ).

Em Missal foram celebradas duas missas, uma na parte da manhã e outra à noite, onde os jovens de Missal preparam um mural com o cartaz da campanha sobre uma colcha de retalhos, símbolo utilizado pelos jovens para representar os vários tipos de juventude, bem como a pluralidade juvenil. Junto a isso algumas camisetas que representa aquilo que já fio feito pelos jovens no município enquanto igreja. Sem contar a Bíblia e as velas simbolizando a espiritualidade que os jovens têm, e a cruz que os jovens carregam todos os dias. Na parte externa da igreja algumas fotos dos encontros dos grupos em Missal nos últimos anos.
Para o coordenador diocesano da Pastoral da Juventude, Rodrigo Jung, será um desafio muito grande o trabalho a frente da pastoral em toda diocese. “O trabalho com os jovens nunca é fácil, sempre é desafiador, e é isso que faz com que nos dedicamos sempre mais, pois queremos o melhor para os jovens, defendemos a vida em todas as circunstâncias”, comenta. “É preciso ainda quebrar algumas barreiras, o jovem precisa de espaço, seja na igreja, seja na sociedade, esperamos que a Campanha da Fraternidade contribua nesse sentido, que as coisas comecem a sair do papel e haja mais abertura para os jovens, para isso é preciso empenho e dedicação da própria juventude”, finaliza.

Juventude em Ação

Muitos conhecem o trabalho desses jovens, outros talvez já ouviram falar que existe, mas o J.A., como é chamado, iniciou com uma proposta de evangelização da juventude, a partir dos adolescentes. A ideia partiu do Pároco na época, Pe Valdir Antonio Riboldi, que hoje está em Medianeira, e deu certo. Muitas atividades foram realizadas. Despertou a participação do jovem na igreja, bem como na sociedade.

Foram realizados alguns mini-fóruns discutindo temáticas escolhidas pelo próprio jovem. Fruto desses eventos aconteceu a maior recolha de material reciclável e entulhos já registrada pelo município, de acordo com informações da secretaria de saúde na época. Foi proposta junto à câmara de vereadores, a construção de um espaço para apresentações culturais que pudesse ainda ser usado pela Câmara, fato que já aconteceu. Ainda a tentativa de candidatura única, que anos depois ainda foi amplamente discutida.

O Juventude em Ação sempre esteve presente nas atividades realizadas com cunho social e esportivo. Participou da ultima gincana realizada pelo município, de duas gincanas em Medianeira com os grupos de jovens de lá, organizou uma gincana na praia de Missal, que reuniu cerca de 700 pessoas entre jovens e adultos, e o Encontrão em Jacutinga, impulsionando os jovens. Sem contar que já foram 3 edições da CATHOLIC FANTASY, uma festa a fantasia sem venda de bebida alcoólica, que cada ano aumenta a participação.
“foram muitas atividades durante o ano, agora não temos mais tantos eventos, pois estamos querendo aumentar o número de grupos de jovens e por isso nosso trabalho vai ser maior junto aos crismandos, aos poucos queremos envolver o máximo de jovens de Missal nas atividades do J.A.”, explica a coordenadora, Denise Backes.

Assessoria

0 comentários:

Postar um comentário

 
Missal em Foco © 2011 | Designed by Interline Cruises, in collaboration with Interline Discounts, Travel Tips and Movie Tickets