Secretaria da Agricultura prevê safra de grãos 26% superior à do ano passado

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Com o início da colheita no Paraná, a produção estimada da safra de grãos de verão 2012/2013 até o momento é de 22 milhões e 700 mil toneladas, que representa um crescimento de 26% sobre o mesmo período do ano passado. Desse total, 15 milhões e 300 mil toneladas correspondem à produção de soja e quase 7 milhões à produção de milho da primeira safra, as duas culturas que destacam a produção agrícola no Estado. 


A estimativa é referente ao acompanhamento mensal do Departamento de Economia Rural, da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, relativo ao mês de janeiro, divulgado nesta sexta-feira. A partir deste levantamento, a expectativa da produção pode oscilar para baixo ou para cima dependendo dos níveis de produtividade que forem revelados com o avanço da colheita. 

Com a segunda safra de grãos que começa a ser plantada no Estado e a safra de trigo, plantada durante o inverno, a expectativa no Estado para 2013 é colher em torno de 37 milhões de toneladas, que representa uma participação de 20% do Paraná na produção nacional de grãos prevista pela Companhia Nacional do Abastecimento para atingir um volume recorde de 180 milhões de grãos. 

De acordo com o secretário da agricultura, Norberto Ortigara, graças ao empenho do agricultor, os resultados da safra foram muito bons. Para o economista do Deral, Marcelo Garrido, o restabelecimento das condições normais do clima, a partir do fim do ano passado, aponta para a tendência de elevação na produtividade das lavouras e diluição de perdas provocada pela estiagem principalmente no mês de agosto. 

A partir de setembro, as chuvas começaram a cair de forma esparsa e foram se intensificando até atingir a regularidade do clima em novembro. Os produtores estão animados com as cotações do grão, em média de 59 reais a saca de 60 quilos no atacado, ainda consideradas atraentes. 

Segundo Garrido, a colheita da soja está iniciando no Estado, devendo-se intensificar na segunda quinzena de fevereiro e março. A produção de milho da primeira safra também confirma as expectativas de boa safra e deve render um volume de 6 milhões e 900 mil toneladas, que corresponde a um aumento de 5% sobre a produção do ano passado. 

A exceção é com a produção de feijão da primeira safra que apresenta uma redução de 11% na produção, caindo de 376 mil toneladas colhidas no ano passado para 336 mil toneladas que estão sendo colhidas este ano. Porém o plantio da segunda safra de feijão, que já iniciou, aponta para recuperação da lavoura. Outra cultura que está sendo plantada no Paraná é a segunda safra de milho. O produtor está animado com as cotações do grão, em torno de 26 reais a saca no atacado.

AEN

0 comentários:

Postar um comentário

 
Missal em Foco © 2011 | Designed by Interline Cruises, in collaboration with Interline Discounts, Travel Tips and Movie Tickets