Temporada no Paraná começa com cinco pontos impróprios para banho: um deles na Costa Oeste

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Os primeiro boletim de balneabilidade da temporada, divulgado durante o final de semana, indica que a maioria dos 66 pontos monitorados pelo IAP, Instituto Ambiental do Paraná em todo o Estado está própria para banho. Durante a Operação Verão, que vai até 17 de fevereiro, serão monitorados semanalmente pelo órgão ambiental 49 pontos no litoral e 17 no interior.
O litoral paranaense tem 05 dos 49 pontos impróprios para o banho, segundo o primeiro boletim de balneabilidade divulgado pelo IAP. Os locais impróprios estão na Praia de Encantadas, na Ilha do Mel; no Balneário Shangri-la; no Balneário Ipanema; na praia de Ponta da Pipa, em Antonina e no rio Nhundiaquara, em Morretes.
No interior, dos 17 pontos monitorados essa semana, dois indicam que a água está imprópria para banho, em São Miguel do Iguaçu. Dezesseis desses pontos são monitorados no entorno do Lago de Itaipu e a coleta das amostras é feita em parceira com a usina hidrelétrica. As coletas são realizadas todos os domingos e segundas-feiras, dias que refletem as condições da água aos sábados e domingos, quando o movimento é maior.
Apenas na semana entre Natal e Ano-Novo, a coleta será realizada nas quartas-feiras. A partir das amostras colhidas são feitas análises microbiológicas que detectam os índices de enterococos na água salgada, salobra e E.coli na água doce. Os indicadores fazem parte da nova metodologia da medição da qualidade da água, para tornar o monitoramento mais ágil e preciso.

O veranista pode acompanhar a qualidade das águas pelo site do IAP, www.iap.pr.gov.br.

FocoSH

0 comentários:

Postar um comentário

 
Missal em Foco © 2011 | Designed by Interline Cruises, in collaboration with Interline Discounts, Travel Tips and Movie Tickets