Secretaria de Saúde realiza Campanha de Teste Rápido de HIV, Sífilis e Hepatite B e C

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

A secretaria de saúde de Missal realizou no dia 1º de dezembro, dia mundial de luta contra a Aids, testes rápidos para a população. Foram realizados 271 testes rápidos no Centro de Saúde entre 08:00 as 13:00 horas. Em questão de minutos o paciente recebeu o laudo em mãos. 


Os testes rápidos foram inicialmente desenvolvidos no final da década de 80, ganharam maior popularidade a partir começo dos anos 90. À medida que as tecnologias de desenvolvimento e produção de Kits foram se tornando mais refinadas, os testes rápidos revelaram ser tão apurado quanto o ELISA convencional.

A Secretária Municipal de Saúde, Tânia Sbabo Jank, lembra que a campanha aconteceu devido ao esforço e trabalho realizado pelas enfermeiras e o bioquímico da Secretaria, contando com o apoio do Lions Club de Missal, juntamente com as agentes comunitárias de saúde que fizeram um excelente trabalho de divulgação e incentivo para esta campanha.

Os exames continuam a disposição na Secretaria Municipal de Saúde e também nas Unidades de Saúde do interior, a população pode ser atendida em forma de agendamento. Para a realização dos referidos exames não é necessário estar em jejum. "Toda a população deve ter em mente que o melhor tratamento é a prevenção, e as DST (Doenças Sexualmente Transmissíveis), podem ser prevenidas através da promoção do uso de preservativos e o uso de agulhas e seringas esterilizadas ou descartáveis, o controle do sangue e derivados, a adoção de cuidados na exposição ocupacional a material biológico e o manejo adequado dos mesmos", alerta Tânia.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Missal em Foco © 2011 | Designed by Interline Cruises, in collaboration with Interline Discounts, Travel Tips and Movie Tickets