Departamento de Educação realiza Adesão ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

A Administração Municipal de Missal através do Departamento Municipal de Educação formalizou Adesão ao Pacto Nacional pela Idade Certa, compromisso formal assumido pelo governo federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental. 

Estar alfabetizado significa ser capaz de interagir por meio de textos escritos em diferentes situações; significa ler e produzir textos para atender a diferentes propósitos. A criança alfabetizada compreende o sistema alfabético de escrita, sendo capaz de ler e escrever, com autonomia, textos de circulação social que tratem de temáticas familiares ao aprendiz. 

Ao aderir ao Pacto, os entes governamentais se comprometem a alfabetizar todas as crianças em língua portuguesa e em matemática, realizar avaliações anuais universais, aplicadas pelo INEP, junto aos concluintes do 3º ano do ensino fundamental. Os professores participarão de Formação Continuada para Alfabetizadores, com duração de 120 horas, em 2013, a ênfase será em linguagem e, em 2014, em matemática. Os encontros serão presenciais ao longo do ano letivo, conduzidos por Orientador de Estudo.

Somente poderão fazer o curso de formação em 2013 os professores que estão, no Censo Escolar de 2012, atuam na rede pública em qualquer série/ano, tenham formação compatível com o exercício do magistério nos anos iniciais do ensino fundamental e que, em 2013, estarão atuando em turmas do 1º, 2º, 3º ano.

A equipe da Secretaria Municipal de Educação destaca que o programa irá contribuir para as metas da educação municipal já estabelecida com apoio especifico a alfabetização. Além de novos conteúdos para alfabetização, quantidade de materiais entregues às escolas, cujos acervos serão calculados por número de turmas de alfabetização, possibilitando aos docentes e alunos explorar melhor os conteúdos. 

Os professores terão oportunidade de socializar seus conhecimentos, estudar novas metodologias de alfabetização durante o curso de formação, podendo ser desenvolvidas e realizadas continuamente pelo professor junto aos educandos.

Assessoria

0 comentários:

Postar um comentário

 
Missal em Foco © 2011 | Designed by Interline Cruises, in collaboration with Interline Discounts, Travel Tips and Movie Tickets