Secretaria de saúde de Missal realiza atividade para Outubro Rosa

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Preocupada com estimativas sobre o câncer de mama e colo do útero, a Secretaria Municipal de Saúde de Missal estará realizando nos dias 27 de Outubro no Centro de Saúde, e nos dias 14 de novembro no Portão Ocoy e 20 de Novembro em Dom Armando, a Coleta de Preventivo e Cadastramento para realização da Mamografia das 08:00 às 16:30 horas. Essa atividade faz parte do do movimento popular Outubro Rosa. 
O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama. 

Em 1997, entidades das cidades de Yuba e Lodi nos Estados Unidos, começaram efetivamente a comemorar e fomentar ações voltadas a prevenção do câncer de mama, denominando como Outubro Rosa. Todas ações eram e são até hoje direcionadas a conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce. Para sensibilizar a população inicialmente as cidades se enfeitavam com os laços rosas, principalmente nos locais públicos, depois surgiram outras ações como corridas, desfile de modas com sobreviventes (de câncer de mama), partidas de boliche e etc.

A popularidade do Outubro Rosa alcançou o mundo de forma bonita, elegante e feminina, motivando e unindo diversos povos em torno de tão nobre causa. Isso faz que a iluminação em rosa assuma importante papel, pois tornou-se uma leitura visual, compreendida em qualquer lugar no mundo. (http://www.amucc.com.br/conteudo/historia-do-movimento-outubro-rosa-19/10/2012 as 15:25h).

No Brasil, estimativas do Inca (Instituto Nacional de Câncer), indicam que a doença será responsável por 52.680 novos casos até o fim do ano. O movimento que dura o mês inteiro busca alertar sobre os riscos e a necessidade de diagnóstico precoce deste tipo de câncer, que é o segundo mais recorrente no mundo, perdendo apenas para o de pele.

A campanha visa alertar as mulheres, em especial aquelas com mais de 50 anos, para que realizem o exame clínico de rotina das mamas e a mamografia. Apesar de simples, o exame usado para detectar a doença ainda é encarado com desconfiança pela maioria das mulheres.

Preocupada com as estimativas a Secretaria Municipal de Saúde de Missal estará realizando nos dias 27 de Outubro no Centro de Saúde, e nos dias 14 de novembro no Portão Ocoy e 20 de Novembro em Dom Armando, a Coleta de Preventivo e Cadastramento para realização da Mamografia das 08:00 às 16:30 horas.

Faça parte dessa corrente, participe, PREVINA-SE!

Assessoria

0 comentários:

Postar um comentário

 
Missal em Foco © 2011 | Designed by Interline Cruises, in collaboration with Interline Discounts, Travel Tips and Movie Tickets