Chuva somente ameniza perdas, mas melhora pastagens

sábado, 14 de janeiro de 2012

A preocupação de todos os agricultores de Marechal Cândido Rondon e região com as perdas provocadas pela longa estiagem somente minimizam com esta chuva que precipita desde ontem (12).

Em Rondon choveu 37 milímetros, e na região também ficou nesta média, com algumas localidades com um pouco mais, como Porto Mendes, que teve 46 milímetros de precipitação ontem (12), conforme dados do Registro de Chuvas da Agrícola Horizonte.
Segundo o técnico do Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (Seab) da regional de Toledo, Paulo Oliva, para o milho e a soja que já está em período de maturação, esta chuva praticamente não difere nas perdas já certas, mas para a soja de plantio tardio, a precipitação ameniza as perdas.
Segundo o técnico ainda não há como mensurar certamente as perdas e quanto esta chuva diminui as expectativas de prejuízo, mas garante que não gera muitos reflexos positivos nas lavouras.
Paulo revela que inicialmente foi feito um cálculo subjetivo e prévio e em todo regional as perdas giravam em torno de 22% para a soja e 14% para o milho. “A área de plantio é muito grande e existem situações de emergência, mas somente conseguimos ter um parecer melhor no final do mês”, assegura.
Safrinha
A chuva para quem já realizou a colheita, em torno de 1% a 2% da área, pode significar uma oportunidade de plantio da safrinha. “Provavelmente o produtor vai entrar com o plantio, mas os meteorologistas afirmam que estamos no pico do La Niña e somente em meados de março as chuvas na região serão regularizadas”, alerta.
Pastagem
Porém, o profissional revela que se para as culturas de verão esta chuva foi tardia e somente ameniza o problema das perdas com a estiagem, há mais otimismo em relação aos pastos.
“Para a pastagem esta chuva é excelente, vai dar um fôlego e a produção de leite que já estava afetada pela seca, poderá recuperar”, afirma ao assegurar que ainda não há dimensões da diminuição da produção regional de leite.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Missal em Foco © 2011 | Designed by Interline Cruises, in collaboration with Interline Discounts, Travel Tips and Movie Tickets