Estiagem afeta 30% da safra na região oeste

domingo, 8 de janeiro de 2012

A falta de chuva já afetou a produção de soja e milho no Paraná. No extremo oeste do estado, os agricultores contabilizam perdas de 30% na plantação. Em algumas propriedades a falta de água já ocasionou perda total. A estiagem é consequencia do fenômeno natural La Niña, que ocasiona chuvas mal distribuídas em todo o país.
Segundo Roberto Lolis, gerente da Emater em Foz do Iguaçu, a soja é o principal produto agrícola da região e, portanto, o mais afetado, seguido pelo milho. Foz do Iguaçu possui 8.500 hectares plantados de soja e 900 hectares de milho. Outro produto afetado é a mandioca, cultivado por agricultores familiares da cidade, que também deverá sentir os efeitos da falta de chuva.

De acordo com Pedro Lacus, presidente do Sindicato Rural de Foz do Iguaçu, algumas propriedade onde não choveu, o prejuízo pode chegar a 95% e 100% da plantação. "O milho traz ainda mais prejuízo do que a soja, que possui um ciclo de três floradas. Então ele ainda aguenta uns dias a mais", explicou.

Segundo Lacus, os agricultores da cidade possuem ainda dívidas das safras passadas, que embora tenham sido boas, não conseguiram quitar o financiamento do plantio. "Não é só o financiamento, mas também o custeio familiar, a casa, luz, água, aluguel. Um volume muito alto financeiro em cima de um prejuízo de lavou que o governo não vai perdoar e nem deve perdoar, mas pelo menos fazer um financiamento a longo prazo", concluiu. 



Rádio Cultura Foz

0 comentários:

Postar um comentário

 
Missal em Foco © 2011 | Designed by Interline Cruises, in collaboration with Interline Discounts, Travel Tips and Movie Tickets