Departamento de Endemias realizou Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

A Secretaria Municipal de Saúde, por intermédio do Departamento de Endemias, realizou nos dias 03 e 04 de Setembro o LIRAa (Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti). Obteve-se como resultado um índice de 0,40%, ou seja, encontra-se satisfatório, aceitável, dentro do que preconiza o PNCD (Programa Nacional de Controle da Dengue).
Entretanto, não devemos descuidar, pois o verão vem chegando, e neste período encontramos condições ideais para a proliferação do Aedes aegypti, por que nesta estação, o ciclo de reprodução do mosquito é mais curto, devido à chuva e calor, portanto é primordial intensificar os cuidados básicos para não haver proliferação da doença.

Neste ano em nosso município tivemos 11 casos suspeitos de dengue, sendo todos negativos. Isso demonstra um bom serviço realizado pela Secretaria Municipal de Saúde em conjunto com a população.

Como é praticamente impossível eliminar o mosquito, devem-se identificar objetos que sirvam de criadouros ao inseto transmissor e tomar alguns cuidados:

Lixo em sacos plásticos e lixeira bem fechada. Não jogue detritos e materiais sem uso em terrenos baldios;
Coloque em recipiente fechado todo objeto que possa acumular água;
Encha os pratinhos dos vasos de planta com areia até a borda;
Não deixe água da chuva acumulada sobre a laje;
Remova galhos, folhas e tudo que possa impedir a água de correr pelas calhas;
Mantenha a caixa d’água sempre fechada com tampa adequada;
Mantenha bem tampado tonéis e barris de água; e
Lave semanalmente com sabão os bebedouros de animais.

Com estes e outros cuidados podemos garantir um ambiente livre desta doença. Seja solidário, colabore e ajude-nos a fazer de Missal um Município cada vez melhor.

Assessoria

0 comentários:

Postar um comentário

 
Missal em Foco © 2011 | Designed by Interline Cruises, in collaboration with Interline Discounts, Travel Tips and Movie Tickets