Santa Helena conquista definitivamente cursos superiores da UTFPR

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

As demandas para novos cursos foram encaminhadas por entidades civis locais, como estratégias de alavancar o desenvolvimento destas regiões, e foram discutidas e acordadas em reunião realizada no MEC. Estiveram presentes, na ocasião, como representantes do ministério, o secretário executivo José Henrique Paim e a diretora de Desenvolvimento da Rede de Instituições Federais de Ensino Superior (Difes), Adriana Rigon Weska, o reitor Carlos Eduardo Cantarelli e o deputado Eduardo Francisco Sciarra, que interveio diretamente em favor de Santa Helena.
Outros campus

Os campus Apucarana e Londrina devem ofertar novos cursos de engenharia a partir de 2013. As propostas de projetos dos cursos de Engenharia Civil, Engenharia Química e Engenharia Elétrica, em Apucarana, e Engenharia Mecânica, Engenharia Química e Engenharia de Produção, em Londrina, serão avaliadas pelo Conselho de Graduação e Educação Profissional (Cogep) da UTFPR e já contam com autorização do Ministério da Educação (MEC).

Londrina

No Campus Londrina, a abertura dos novos cursos conta com o apoio do governo do Estado, que repassará à UTFPR R$ 3,8 milhões para aquisição de área de 37 mil metros quadrados. Em um segundo momento, o Estado disponibilizará recursos também para obras e equipamentos. A UTFPR ainda irá pactuar com a Secretaria de Educação Superior do MEC (Sesu/MEC) a liberação de pessoal e de recursos para custeio, aquisição de equipamentos destinados aos cursos e para a ampliação do espaço construído.

Apucarana

Em Apucarana, a parceria será firmada entre a UTFPR e a prefeitura, que doará dois terrenos anexos ao Campus, com área de 60 mil metros quadrados. A liberação de recursos para as obras de ampliação, aquisição de equipamentos e custeio e a liberação de pessoal também virão de pactuação com a Sesu/MEC.

Unidade Santa Helena

Além dos novos cursos, foi apresentado na reunião com o secretário executivo do MEC o projeto de incorporação das instalações educacionais de Santa Helena ao Campus Medianeira, que prevê a abertura de uma unidade fora de sede do Campus no município de Santa Helena. Paim também autorizou a Sesu a pactuar com a UTFPR as necessidades de pessoal, investimentos e custeio e a Universidade Tecnológica a dar início ao processo de incorporação a partir de 2013. O projeto de incorporação será encaminhado ao Conselho Universitário (Couni) para deliberação.

Fonte: UTFPR

0 comentários:

Postar um comentário

 
Missal em Foco © 2011 | Designed by Interline Cruises, in collaboration with Interline Discounts, Travel Tips and Movie Tickets