História de Missal: Primeira Igreja

quinta-feira, 13 de setembro de 2012


É emocionante  ouvir e  relembrar as histórias do povo missalense, mantendo  desta forma viva a memória e valorizando ainda  mais o lugar onde moramos. Em entrevista com o pioneiro ANTON JOSEF DASENBROCK,  de memória invejável, relembramos com detalhes da:

 
CONSTRUÇÃO E INAUGURAÇÃO DA PRIMEIRA  IGREJA

Desde o início da colonização e vinda dos primeiros  moradores havia missa e se rezava o terço na varanda da casa da firma, onde se  alojavam Padre José Backes, Dr. Roberto Brandão, Jubal Dohms, Arthur Goerck,  responsáveis pela Sipal Colonizadora.

Padre José Backes viajava muito e tinha idéias diferentes,  tanto que pensou e engenhou a 1ª igreja, em estilo moderno.  Dr. Roberto Brandão, engenheiro, fez  o projeto de edificação da mesma.

A área  ou lote da  igreja, casa das Irmãs, cooperativa,  1ª  escola e o clube foram doados pela Colonizadora. Para construção da igreja a  colonizadora fez a terraplanagem,  forneceu  todo material e pagou a mão de obra aos pedreiros Anton Dasenbrock e Edvino  Simon.  A obra teve início em maio de  1964.

As pedras dos quatro pilares foram  extraídas a picareta   nos morros nas proximidades, trazidas,  entalhadas,  fixadas em forma de pirâmide  e  preenchidos com concreto.

Interessante era o chão ou assoalho, todo de cepinhos de  madeira. A firma tinha uma motoserra, mas logo estragou, então tiveram que  cortar os cepos de 20 centímetros, com serrote. Foram dias e dias, com ajuda  dos pioneiros para cortar e colocar o tal do assoalho. Faziam uma massa de  barro sobre a terra aplainada e com todo cuidado os cepinhos eram colocados.  Uns eram mais grossos e outros mais finos para   preencher bem  o espaço.

O  banco de comunhão  era uma espécie de corrimão. Para os fiéis  havia  bancos  sem encosto, nos dois lados, separando  os  homens das mulheres.

Havia  um lugar mais  elevado com  piso, onde ficava  o altar, com espaço para realização de  casamentos, batizados, formaturas etc. Logo atrás havia uma parte fechada,  que era a sacristia e uma capela pequena.

A estrutura de madeira do telhado, com tábuas de pinho  foram adquiridas e trazidas de Cascavel. Para  cobrir foram utilizadas 400 folhas de zinco. O Padre José queria que a igreja  estivesse concluída em 25 de julho de 1964, mas foi um ano de muita chuva, sem  condições de  trabalhar na obra.  Também não havia ponte sobre os rios Ocoí e  nem São Vicente. As estradas no meio do mato eram precárias e intransitáveis em  dias de chuva, atrasando assim a vinda de material.

A torre dos sinos, ao lado da igreja também foi construída e  concluída em 08 de dezembro de 1964. Anton Dasenbrock, construtor responsável  pela obra comentou que   há quatro pilares de  4,50 metros de concreto no chão, mais 20  centímetros de piso também em concreto e a partir daí a torre em tijolos  maciços, que foram adquiridos de Santa Helena. O telhado  ficou a encargo do Atalíbio Ludvig.    Nova  igreja foi construída e a torre permaneceu. Segundo Anton Dasenbrock, pode  durar mais cem anos. A torre é sem dúvida  testemunha de fé, perseverança do povo  missalense. Muitos visitantes ficam impressionados com a marca do pioneirismo  que se solidifica no tempo.

Na Revista Paulusblath de dezembro de 1964 cita:  “na oportunidade havia 90 moradores e as 300  colônias da Sipal quase todas vendidas.  O  dia da inauguração, 08 de dezembro,  se  vestiu de azul do céu. A igreja  em  estilo moderno, sobre quatro  pilares de  pedras, aberta em todos os lados a não ser na frente, é solenemente inaugurada  e benta. Todos os moradores estiveram presentes. A 1ª missa  solene foi realizada às 10 horas. Celebrada  pelo Padre Beno Beuren, acompanhado do Padre José Backes e Padre Puhl. Neste  dia 200 pessoas comungaram. Kein besseres und kein schöneres Land gibt als  Terra dos Bispos  oder Cidade Missal.” (  Não há terra melhor  e nem  mais bonita do que a Terra dos Bispos ou Cidade  Missal.)

Ao meio dia foi servido churrasco e bebidas.  Em espetos de varas verdes a carne foi  espetada e assada. A famílias pioneiras   precisavam doar uma fornada de cuca. À tarde, música,  rifas e leilão, na sombra das perobas ao lado  do Clube da Firma.  

Centenas de missas, atos fúnebres, casamentos e  celebrações de bodas foram realizadas no local.   A 1ª igreja ainda serviu de local de festas durante alguns anos e em  setembro de 1979 foi demolida. Em 12.12.76 foi inaugurada a nova e atual igreja.

1ª igreja – detalhes bancos, assoalho, mesa de comunhão, parte mais elevada  e ao fundo sacristia e capela (foto Valdir Brod)
1ª igreja – detalhes bancos, assoalho, mesa de comunhão,  parte mais elevada  e ao fundo sacristia  e capela (foto Valdir Brod).
1ª igreja em 1978 (foto Valdir Brod)
1ª igreja em 1978 (foto Valdir Brod).

0 comentários:

Postar um comentário

 
Missal em Foco © 2011 | Designed by Interline Cruises, in collaboration with Interline Discounts, Travel Tips and Movie Tickets