Secretaria de Saúde capacita atores sociais contra a violência doméstica

terça-feira, 11 de setembro de 2012


Nos dia 03 e 04 de setembro aconteceu a Capacitação em Prevenção à  violência Doméstica oferecida pela Secretaria Municipal de Saúde. Os recursos  oriundos para tal, foi alavancado através de projeto elaborado e encaminhado ao  Ministério da Saúde pela Secretaria Municipal de saúde. 

Este Projeto tem cunho  de capacitar profissionais que estão diretamente envolvidos com o público alvo  de exploração, ou seja, crianças, mulheres e idosos. O evento contou com a  presença de 246 profissionais, entre eles: professores da rede municipal e  estadual de ensino, profissionais das Secretarias Municipais de saúde, da Ação  Social e da Educação, Conselheiros Tutelares, Conselhos Municipais, Pastoral da  Criança e entidades afins.

No primeiro dia da capacitação o principal assunto discutido foi a  Violência contra Crianças e Adolescentes, seus conceitos e modalidades,  identificação de casos e abordagem. Porém nos dois dias de atividades foram  debatidas diferentes situações de violência física, sexual e psicológica e as  possibilidades de intervenção em cada circunstância.

A Coordenadora do Programa Violências Domésticas, enfermeira Denize B.  Kaefer enfatiza que o principal objetivo da ação foi de promover a troca de  conhecimentos e aprimorar a atuação de cada profissional para que os casos de  violências domésticas possam ser acompanhados de forma mais eficaz e com o  máximo de redução nos danos.

“Sabemos que acontecem  casos de violências em nosso município, como em todos os outros, mas temos que  oferecer condições de capacitação aos profissionais que estão diretamente  envolvidos com este público suscetível a violências. Se preparados estão, saberão  reconhecer, abordar e conduzir a vítima aos procedimentos legais”, ressalta Tânia Sbabo,Secretária Municipal de Saúde.

Assessoria

0 comentários:

Postar um comentário

 
Missal em Foco © 2011 | Designed by Interline Cruises, in collaboration with Interline Discounts, Travel Tips and Movie Tickets