UTFPR aguarda definições burocráticas para ser instalada em Santa Helena

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

A vinda de uma Universidade para Santa Helena pode estar sendo concretizada, nessa semana. Em uma reunião com o secretário executivo do Ministério da Educação, foi confirmado o projeto de incorporação das instalações educacionais de Santa Helena ao Câmpus Medianeira, que prevê a abertura de uma unidade fora de sede do Câmpus no município de Santa Helena.


O secretário executivo José Henrique Paim também autorizou a Sesu a pactuar com a UTFPR as necessidades de pessoal, investimentos e custeio e a Universidade Tecnológica a dar início ao processo de incorporação a partir de 2013. O projeto de incorporação será encaminhado ao Conselho Universitário (Couni) para deliberação.

De acordo com informações os cursos que devem ser implantados em Santa Helena são na área de informática e pedagogia e será em forma de extensão de Medianeira e com o passar dos anos será transformado em Campus, possivelmente. Ainda segundo informações várias definições devem acontecer nos próximos dias, para se concretizar a instalação da universidade em Santa Helena, da qual, utilizará a estrutura existente no município.

Com informações do FocoSH

Informações obtidas junto ao Jornal de Beltrão de alguns dias atrás, confirmam as informações e trazem maiores detalhes. Confira a nota publicada no site:

"O Ministério da Educação confirmou que a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) irá implantar dois cursos superiores no campus da antiga Unioeste em Santa Helena, no Oeste do Paraná, que foi fechado em 2008 pelo governo anterior. A medida ainda precisar ser aprovada pelo Conselho Superior da UTFPR, para que a instituição possa realizar os preparativos do primeiro processo seletivo da sua nova unidade. 

Os cursos a serem ofertados serão os de Ciências Biológicas e de Ciências da Computação. "Esta é uma vitória da população de Santa Helena que, durante todos estes anos, se manteve mobilizada reivindicando a reativação do ensino superior no município", afirmou o deputado federal Eduardo Sciarra (PSD-PR), principal articulador da reabertura do campus universitário, que foi confirmada em reunião na semana passada com o secretário de Ensino Superior do MEC, José Henrique Paim. 

Também participaram do encontro os deputados federais Alex Canziani (PTB) e Osmar Serraglio (PMDB), além do reitor da UTFPR, Carlos Eduardo Cantarelli."

O Jornal O Paraná online também publicou uma nota referente ao assunto: 

"A comunidade de Santa Helena e de municípios vizinhos acaba de receber um boa notícia: o Ministério da Educação confirmou que a antiga estrutura cedida à Unioeste vai abrigar, ano que vem, cursos da UTFPR, a Universidade Tecnológica Federal do Paraná. A informação é do secretário de Ensino Superior do MEC, José Henrique Paim.

Com o anúncio, acaba a dúvida de quem ofereceria novamente cursos superiores no município, se a Unioeste ou a UTFPR. A estrutura, construída com recursos públicos, operou durante anos com cursos da Universidade do Oeste do Paraná, fechados em 2008. Desde então, a comunidade, com auxílio de vários líderes, entre eles o deputado federal Eduardo Sciarra (PSD), encampou a bandeira do retorno da graduação.

A previsão é de oferta de dois cursos em uma primeira etapa, de ciências da computação e biologia. A intenção é fazer com que dois anos depois a extensão de Medianeira vire câmpus com novos cursos à comunidade. Embora a medida ainda precise ser aprovada pelo Conselho Superior da UTFPR, Sciarra informa que essa é uma grande conquista à região. “Determinação é um dos termos que melhor definem essa luta”, afirma.

Sciarra lembra que buscou-se um canal de diálogo com o governo estadual para o retorno da Unioeste, mas chegou-se a um termo do que realmente seria melhor à microrregião e os cursos da UTFPR foram a resposta. Participaram da reunião com Paim, além de Sciarra, os deputados federais Alex Canziani e Osmar Serraglio, além do reitor da UTFPR, Carlos Eduardo Cantarelli."

0 comentários:

Postar um comentário

 
Missal em Foco © 2011 | Designed by Interline Cruises, in collaboration with Interline Discounts, Travel Tips and Movie Tickets