Gestores públicos participam de encontro do “Cidade Sustentáveis” em Foz do Iguaçu

quarta-feira, 3 de julho de 2013

No dia 19 de junho aconteceu um encontro do programa Cidades Sustentáveis na Itaipu Binacional, em Foz do Iguaçu. Cidades Sustentáveis é uma iniciativa promovida em parceria entre o Instituto Ethos, a Rede Nossa São Paulo e a Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis. 


O programa oferece aos gestores públicos uma agenda completa de sustentabilidade urbana, um conjunto de indicadores associados a esta agenda e um banco de práticas com casos exemplares nacionais e internacionais como referências a serem seguidas pelos municípios. O objetivo é sensibilizar e mobilizar as cidades brasileiras para que se desenvolvam de forma econômica, social e ambientalmente sustentável. 

O encontro de prefeitos e técnicos municipais foi conduzido pelo coordenador do movimento Nossa São Paulo e da Plataforma Cidades Sustentáveis, Maurício Broinizi. O prefeito de Missal, Adilto Luis Ferrari, e o secretário de administração, Paulo Eduardo Paetzold, participaram do encontro. “Fui designado pelo prefeito Ferrari como coordenador municipal do programa Cidades Sustentáveis”, afirmou. 

O município de Missal foi um dos primeiros municípios do oeste do Paraná a aderir ao programa. “A adesão ocorreu em 09 de agosto de 2012, na cidade de Foz do Iguaçu, durante a realização de um encontro com os candidatos à eleição de 2012. A Adesão deu-se através da assinatura da carta-compromisso de adotar as ferramentas propostas pela iniciativa”, explica o secretário de administração. 

Entre outros temas, a reunião debateu o Guia GPS (Gestão Pública Sustentável), uma espécie de roteio de implantação do programa, e também os princípios e valores da plataforma, que estão organizados em 12 eixos: governança; educação para a sustentabilidade e qualidade de vida; gestão local para a sustentabilidade; melhor mobilidade, menos tráfego; bens naturais comuns; economia local dinâmica, criativa e sustentável; planejamento e desenho urbano; ação local para a saúde; equidade, justiça social e cultura da paz; consumo responsável e opções de estilo de vida; cultura para a sustentabilidade; e do local para o global. 

“O primeiro passo é implantar, no âmbito municipal, o software disponibilizado pelo programa, alimentando o mesmo com uma série de indicadores municipais”, anunciou Paulo. Segundo ele, esses indicadores irão nortear a execução do programa no município. 

Daiane Staub

0 comentários:

Postar um comentário

 
Missal em Foco © 2011 | Designed by Interline Cruises, in collaboration with Interline Discounts, Travel Tips and Movie Tickets