Programa Mais Médicos conta já com 11.701 médicos cadastrados

sexta-feira, 19 de julho de 2013

O Programa Mais Médicos registra em sua primeira semana 11.701 médicos e 753 municípios inscritos. Do total de profissionais que deram início ao cadastro, 9.366 se formaram no Brasil e 2.335 no exterior. Quanto a nacionalidade, 10.786 são brasileiros e 915 estrangeiros. Porém, a grande adesão preocupa o Ministério da Saúde (MS) que pretende verificar o real interesses dos inscritos contando, inclusive, com o apoio da Polícia Federal.


Segundo o MS existem grupos que estariam utilizando as redes sociais para inviabilizar e atrasar a implementação da chamada de profissionais para o programa Mais Médicos. Para verificar a denuncia a Ouvidoria do Sistema Único de Saúde vai entrar em contato com todos os médicos que já se inscreveram e que estão apresentando algum tipo de problema como a falta de dados em seu cadastro.

Segundo o Ministério, grupos iriam gerar um aumento no número de médicos inscritos no programa e em seguida promover uma desistência em massa desses profissionais, o que prejudicaria os interesses do programa de levar médicos para as regiões mais carentes do País. Segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, as medidas para coibir esse tipo de ação já estão sendo realizadas e incluem a atuação da Policia Federal que estaria acompanhando se existe esse tipo de movimentação.

As inscrições para o programa Mais Médicos seguem abertas até 25 de julho. Os médicos participantes receberão bolsa federal de R$ 10 mil, paga pelo Ministério da Saúde, ajuda de custo e farão especialização em Atenção Básica. A iniciativa prevê ainda a expansão do número de vagas de medicina e de residência e o aprimoramento da formação médica no Brasil.

Argentinos
O Ministério da Saúde brasileiro assinou em Buenos Aires um memorando de entendimento com o Ministério da Saúde da Argentina. O objetivo é fortalecer a cooperação entre os dois países na formação de médicos. Entre as ações que podem ser desenvolvidas entre os dois países estão projetos que promovam o intercâmbio de estudantes e profissionais da saúde no campo científico, além de firmar mecanismos de reconhecimento mútuo de diplomas de profissionais da saúde. O Ministério da Saúde brasileiro também apresentou aos governantes presentes o Programa Mais Médicos do Governo Federal .

Rádio Cultura Foz

0 comentários:

Postar um comentário

 
Missal em Foco © 2011 | Designed by Interline Cruises, in collaboration with Interline Discounts, Travel Tips and Movie Tickets