Dengue: Missal está em alerta

quinta-feira, 18 de julho de 2013

No período de 01 a 05 de Julho de 2013 a Secretaria de Saúde realizou o 3° Levantamento de Índice Rápido do Aedes Aegypti – LIRAa, no Município de Missal. Obteve-se como resultado um índice de 1,6%, ou seja, encontra-se em situação de alerta conforme preconiza o PNCD (Programa Nacional de Controle da Dengue). 


Segundo este levantamento, para cada 63 imóveis, 01 apresenta focos do mosquito transmissor da dengue.

Para o Coordenador do PNCD de Missal “este índice está acima do recomendado que é menor que 1% e isso é preocupante devido ao fato de estarmos na estação de inverno e termos um índice acima de 1%, se todos não colaborarem poderemos ter novamente uma epidemia nos próximos meses com a chegada de estações mais quentes e chuvosas. Além disso, ainda notifica-se pessoas com casos suspeitos de dengue, o que significa que ainda temos a circulação viral desta doença em nosso Município. Quem pensa que com a chegada do inverno, diminuição das chuvas, o mosquito da dengue adormece, se engana. A dengue não pára. Não espere as chuvas voltarem para a preocupação com o mais famoso inseto também voltar. Combater é dever diário de todos”, elucida Devanir André Fappi.

Analisando os dados obtidos com o LIRAa pode-se afirmar que os principais depósitos predominantes com focos do Aedes Aegypti foram vasos de plantas, bebedouros de animais e lixo em geral, sendo que todos os focos foram encontrados nos quintais das residências vistoriadas.

Em Missal, segundo dados epidemiológicos, até a presente data tivemos 303 notificações de casos suspeitos de dengue, sendo 180 positivos confirmados, 117 negativos, 1 aguardando resultado e 5 casos estão indefinidos (não compareceram para realização do exame).

“Nosso índice de infestação ainda é considerado alto, sendo fundamental o cuidado contínuo de todos, mesmo nos meses mais frios, pois ainda temos casos esporádicos da doença no município”, ressalta Tânia Sbabo Jank - Secretária Municipal de Saúde de Missal.

Assessoria

0 comentários:

Postar um comentário

 
Missal em Foco © 2011 | Designed by Interline Cruises, in collaboration with Interline Discounts, Travel Tips and Movie Tickets