Missal realiza curso de Avaliação da Conformação ideal de vacas leiteiras

quarta-feira, 10 de julho de 2013

A administração de Missal através da secretaria municipal de Agricultura e Meio Ambiente em parceria com o Senar/PR, e EMATER realizou nos dias 08 e 09 de julho, curso de Avaliação da Conformação ideal de vacas leiteiras.


O curso teve duração de 16 horas, foi realizado na Escola do Trabalho de Missal e ministrado pelo instrutor do Senar, Milton Roberto Fiebig, cooperado-Sindicato Rural de Medianeira. O enceramento aconteceu na propriedade do senhor Sérgio Seixas.

O instrutor do Senar, disse que o objetivo do curso é treinar os produtores a identificar as vacas que atendem este parâmetro e o melhoramento genético do rebanho. “É através de medidas como, tamanho do úbere, conformação de pés e pernas, força leiteira, estrutura de garupa e lombo, que os produtores  aprenderão como classificar e pontuar os animais.  As vacas leiteiras possuem várias características para ser consideradas de boa qualidade, entre elas estão capacidade cardíaca respiratória, digestiva e ossatura com pouca musculatura”, explica.

O prefeito Adilto Luis Ferrari, ressaltou a importância de o produtor participar deste tipo de treinamento. “Precisamos cada vez mais buscar qualificação, para diminuir os gastos de produção e aumentar os rendimentos. É assim, em todas as culturas e na bacia leiteira não é diferente”, declara.

Segundo dados do DERAL, Missal produziu em 2012, 31.144.800 (trinta um milhões, cento quarenta e quatro mil e oitocentos), litros de leite.








0 comentários:

Postar um comentário

 
Missal em Foco © 2011 | Designed by Interline Cruises, in collaboration with Interline Discounts, Travel Tips and Movie Tickets